Francisco nomeia um ex-sacerdote como secretário do Dicastério para os Leigos, Família e Vida

Gleison Dicasterio  |

Foto: O Padre Gleison de Paula Souza com o Papa Francisco / sítio web da Pequena Obra da Divina Providência

Nota da Redação:
o título acima, estranhamente, sobretudo por a fonte ser uma agência vaticana, fala de ex-sacerdote. Ora isso, do ponto de vista teológico e mesmo jurídico, é sinal de ignorância, se é que não se trata de má fé, de querer esconder a realidade.
Não existe ex-sacerdote. Existem. sim,. sacerdotes que deixaram o ministério, com ou sem autorização do Papa. E que, em geral, casaram. Existem, então, Padres casados, nunca ex-padres.
Portanto, agora, por escolha de Francisco, temos como Secretário do novo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, um Padre casado.
Ressalto também o estranho e espúrio esforço de vários órgãos da imprensa brasileira e estrangeira em insistirem que se trata de um Leigo ou de um ex-seminarista. 
  • Será um conluio para escamotear a Verdade que incomoda? 
  • Por que tanto medo de Padre casado?
  • Por que estas duas palavras, juntas, incomodam tanto?
A ACI Digital, por exemplo, em cerca de três artigos sobre o assunto, se confunde e se contradiz várias vezes. Chamando-o de Leig0, ex-Seminarista e Padre.  Será um conluio para escamotear
Mas, teólogica e juridicamente, quem recebeu o Sacramento da Ordem, não é um simples leigo: é um homem consagrado e ungido para o serviço de Deus e da Igreja. Com um sinal indelével, como também o são os sinais impressos na alma pelos sacramentos do Batismo e do Crisma.
João Tavares
Secretário de Comunicação do MFPC do Brasil
___________________________________________
O Papa Francisco nomeou Gleison de Paula Souza (Padre casado brasileiro – NdR) como número dois d0 Dicastério para os Leigos, Familia e Vida.

Gleison nasceu el 14 de maio de 1984 no Estado de Minas Gerais (Brasil) e obteve em 2015 0 Bacharelado em Teología na Pontificia Universidade Salesiana de Roma.

Tem Mestrado em Ciências Filosóficas pela Universidade de Salento, em Lecce (Italia) e, de 2005 a 2016, foi membro da Congregação d Divina Providência.

Gleison e sua esposa / Foto: DAQUI

Atualmente está casado e tem duas filhas. Gleison de Paula Souza é professor de Religião católica do Liceu Científico e Linguístico Estatal em  Vallone de Galatina (Italia).

Gleison de Paula Souza ocupa o lugar de outro brasileiro, o Padre Alexandre Awi Mello, sacerdote de Schoenstatt que completou o seu mandato de cinco anos e que desde agosto é o Superior Geral da sua congrgação.

Gleison de Paula Souza, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

 Gleison de Paula Souza, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida / Vatican News

A chamada telefónica do Papa quando era seminarista

ACI Prensa conseguiu a nótícia que em 2014 0 Papa Francisco chamou por telefone 0 Gleison, quando era seminarista em Roma e o convidou a se encontrar com ele na Casa Santa Marta, depois de Gleison lhe ter aberto o coração numa carta, expondo-lhe a sua situação espiritual.

“Agora me emociona o fato de que el Papa Francisco se tenha preocupado em saber o que sinto, o que penso e 0 que é que espero. Senti que era Deus que me falava através de suas palavras”,

relata o Padre Gleison de Paula Souza, ao descrever seu encontro com o Santo Padre, num artigo publicado no sítio web da sua congregação.

“Sua palavra era um contínua convite à misericórdia do Senhor. Perguntei-lhe se ele me podia confessar. Aceitou e lhe abri meu coração. Ficou em silêncio. me deu a liberdade de refletir e me disse que estava comigo”.

O Padre Gleison, estudante de teologia em Roma, da Congregação da Pequena Obra de la Divina Providência –fundada por Don Orione–, ressalta que, ao escutar a voz do Santo Padre do outro lado do telefone, “quase desmaiei de  alegria e de emoção”.

 

Fonte: https://infovaticana.com/2022/11/18/francisco-nombra-a-un-ex-seminarista-como-secretario-del-dicasterio-para-lo

 

Ler Mais:

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>