Francisco nomeia três mulheres, pela primeira vez, para o Dicastério dos Bispos

Infovaticana | 13 Julho 2022

Imagem: As três escolhidas: Rafaella Petrini (à esquerda),  Yvonne Reungoat (centro) e María Lía Zervino /  Divulgação

Em entrevista há alguns dias com Phil Pullella, da agência Reuters, Francisco revelou que pretendia nomear duas mulheres para o Dicastério dos Bispos, que participarão do processo de eleição dos novos bispos. Dito e feito.

A informação é publicada por Infovaticana, 13-07-2022.

 

“Estou aberto à oportunidade. Agora o Governo tem um vice-governador…   Agora, na Congregação dos Bispos, na comissão para eleger os bispos, serão pela primeira vez duas mulheres. Isso meio que se abre dessa maneira.”

Francisco acrescentou que para o futuro ele vê possível que leigos sejam nomeados para liderar dicastérios como Leigos, Família e Vida, Cultura e Educação, ou a Biblioteca, que é quase um dicastério.

 

A Santa Sé divulgou hoje as novas nomeações do Papa Francisco para o Dicastério dos Bispos. Entre os novos membros da Congregação estarão, pela primeira vez, três mulheres:

  • Raffaella Petrini, FSE, Secretária Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano,
  • Yvonne Reungoat, FMA, ex Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora
  • e Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas.

 

Rafaella Petrini nasceu em Roma em 1969. Petrini é cientista política da Universidade Luigi Guido Carli em Roma e professora de Doutrina Social Cristã na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, onde obteve seu doutorado. Ingressou na Cúria vaticana como oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos.

 

Rafaella Petrini com o papa Francisco (Foto: Foto: Vatican Media)

 

A freira francesa Yvonne Reungoat ingressou nas Irmãs Salesianas em 1963. Depois de ter ensinado história e geografia por alguns anos em Lyon e tendo sido responsável por várias comunidades, tornou-se Inspetora do Norte da França em 1983. Naquela época, de fato, a França foi dividida em duas inspetorias salesianas, Paris e Lyon.

 

Yvonne Reungoat com o papa Francisco (Foto: Foto: Vatican Media)

Ela então deixou a França e foi enviada como missionária para coordenar o novo projeto da África. Chegou a ser Provincial da África Ocidental em 1991.

Essa África que Madre Yvonne iria descobrir e amar profundamente, como expressou no jornal La Croix em 2009, falando de um

“grande amor pela realidade africana”. 

Não sem dificuldade, porque era preciso compreender as verdadeiras necessidades educativas, sendo a educação o coração da vocação salesiana.

Muito rapidamente uma prioridade foi afirmada: responder às perguntas das meninas africanas, as grandes excluídas do sistema educacional.”

Por sua vez, a enfermeira María Lía Zervino, presidente da União Mundial de Organizações Femininas Católica, é amiga do Papa Francisco, e lhe escreveu uma carta por seu aniversário como sucessor de Pedro em que lhe agradecia por

“avançar para mais além das críticas, guiando a barca da humanidade em meio da tormenta provocada pelo coronavírus”.

Ela também é consultora do Pontífício Conselho para o Diálogo Inter-religioso e copresidente da ReligionsForPeace.

 

María Lía Zervino com o papa Francisco (Foto: Vatican Media)

 

Desta forma, Francisco começa a colocar em prática sua já anunciada reforma da Cúria, como deixou por escrito com a nova Constituição Praedicate Evangelium.

 

Infovaticana

Fonte: https://www.ihu.unisinos.br/620350-francisco-nomeia-tres-mulheres-pela-primeira-vez-para-o-dicasterio-dos-bispos

 

Leia mais:

 

1 comment to Francisco nomeia três mulheres, pela primeira vez, para o Dicastério dos Bispos

  • Ednaldo Costa

    Uma maravilha ver nossa igreja dando espaço para o cuidado e a ternura da mulher. Assim nossa Igreja caminha para cada vez mais responder à altura aos desafios dos novos tempos.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>