A “revolução litúrgica” de Francisco põe fim às missas tradicionalistas e restaura a reforma conciliar “em toda a Igreja do Rito Romano”

“Não vejo como se pode dizer que a validade do Concílio seja reconhecida… e não aceitar a reforma litúrgica nascida da Sacrosanctum Concilium.”

Papa Francisco

Jesús Bastante – 30 Junho 2022  | Foto: DAQUI

Papa publica ‘Desiderio desideravi’: “Uma celebração que não evangeliza não é autêntica”.
  • “Não vejo como se pode dizer que a validade do Concílio seja reconhecida – embora me surpreenda um pouco que um católico possa presumir não fazê-lo – e não aceitar a reforma litúrgica nascida da Sacrosanctum Concilium.”
  • “A não aceitação da reforma, bem como uma compreensão superficial dela, nos desvia da tarefa de encontrar as respostas para a pergunta que repito: como crescer na capacidade de viver plenamente a ação litúrgica? continuamos nos perguntando o que acontece diante de nossos olhos na celebração? Precisamos de uma formação litúrgica séria e vital.”
  • “Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito diz à Igreja, preservemos a comunhão, continuemos a nos maravilhar com a beleza da liturgia.”
  • A arte de celebrar, adverte o Papa, não se aprende “porque se frequenta um curso de oratória ou técnicas de comunicação persuasiva”, mas exige “uma dedicação diligente à celebração, deixando que a própria celebração nos transmita a sua arte”.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 29-06-2022.

 

“Não podemos voltar àquela forma ritual que os Padres Conciliarescum Petro e sub Petro, sentiram necessidade de reformar, aprovando, sob a orientação do Espírito e segundo a sua consciência de pastores, os princípios dos quais nasceu a reforma.”

O Papa Francisco ‘consagra’, em uma nova Carta Apostólica ‘Desiderio desideravi, (Desejei ardentemente  … comer esta Pácoa clonvosco, antes de sofrer – NdR) (Lc 22,15), disponível em italiano aqui, a reforma litúrgica que ele já apontava em ‘Traditionis Custodes‘:  fim da missa em latim, de costas para o pessoas.

Diante disso, e unindo-se “aos santos Pontífices Paulo VI e João Paulo II”,que “garantiram a fidelidade da reforma ao Concílio”,o Papa expressa a necessidade de que

  • “a Igreja levante, na variedade das línguas, um frase única e idêntica capaz de exprimir a sua unidade”.
  • “Esta unidade que, como já escrevi, pretendo ver restaurada em toda a Igreja de Rito Romano”,

sustenta, num texto que certamente desencadeará a ira de setores tradicionalistas.

A validade do Concílio não pode ser negada

  • “Seria banal ler as tensões, infelizmente presentes em torno da celebração, como uma simples divergência entre diferentes sensibilidades sobre uma forma ritual”, escreve o Pontífice.
  • “O problema é sobretudo eclesiológico. Não vejo como se pode dizer que a validade do Concílio seja reconhecida – embora me surpreenda um pouco que um católico possa presumir não fazê-lo – e não aceitar alei litúrgica reforma nascida da Sacrosanctum Concilium.”

“Por esta razão – como já explicado em Traditionis Custodes – senti-me no dever de afirmar que “os livros litúrgicos promulgados pelos Santos Pontífices Paulo VI e João Paulo II, de acordo com os decretos do Concílio Vaticano II, como única expressão da lex orandi do Rito Romano” , esclarece o Papa.

 

Por precaução, aí vão mais esclarecimentos:

“A não aceitação da reforma, bem como uma compreensão superficial da mesma, nos desvia da tarefa de encontrar as respostas para a pergunta que repito:

  • como podemos crescer na capacidade de viver a ação litúrgica?
  • Como podemos continuar a nos surpreender com o que acontece diante de nossos olhos na celebração?

Precisamos de uma formação litúrgica séria e vital.”

 

A nova carta, dirigida aos bispos e sacerdotes, mas também ao povo de Deus, porque os não-celebrantes também são protagonistas da liturgia, como foram os primeiros discípulos, deixa clara uma ideia:

“Uma celebração que não evangeliza não é autêntica, como não é um anúncio que não conduza ao encontro com o Ressuscitado na celebração: ambos, pois, sem o testemunho da caridade, são como um metal que ressoa ou um címbalo que bate.”

Algo que, lamenta o Papa, pôde verificar nas suas contínuas visitas às comunidades, onde

“o modo de viver a celebração está condicionado – para o bem, e infelizmente também para o mal – pela forma como o seu pároco preside ao conjunto”.

 

“Lista de atitudes” a evitar

Assim, Francisco resume vários “modelos” de presidência. Ele ainda faz uma

“lista de possíveis atitudes” que “caracterizam a presidência de uma forma certamente inadequada”.

São eles:

  • “rigidez austera ou criatividade exagerada;
  • misticismo espiritualizante ou funcionalismo prático;
  • pressa precipitada ou lentidão acentuada;
  • descuido desalinhado ou refinamento excessivo;
  • afabilidade superabundante ou impassividade hierática”.

 

Todos eles têm uma raiz comum, aponta Bergoglio:

  • “um personalismo exagerado no estilo celebrativo que, às vezes, expressa uma mania mal disfarçada de protagonismo.
  • Isso geralmente é mais evidente quando nossas celebrações são transmitidas online, o que nem sempre é oportuno.
  • É claro que essas não são as atitudes mais difundidas, mas as assembleias são frequentemente objeto desses ‘maus-tratos'”.

Ao longo de 18 páginas e 65 pontos,

  • Papa desvenda uma meditação sobre a beleza da celebração litúrgica e seu papel na evangelização.
  • Com uma ideia clara, que se reflete no último ponto:

“Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito diz à Igreja, preservemos a comunhão, continuemos a nos maravilhar com a beleza da liturgia.”

 

“Precisamos estar presentes”

Uma liturgia que

  • “não é uma vaga lembrança da Última Ceia”,
  • mas “precisamos estar presentes”, sem desfigurar seu sentido “por uma compreensão superficial e redutora de seu valor
  • ou, pior ainda, por sua instrumentalização a serviço da alguma ideologia de visão, seja ela qual for”.

 

Redescobrir a beleza da liturgia, acrescenta Bergoglio,

  • “não é a busca de um esteticismo ritual que se deleita apenas em cuidar da formalidade externa de um rito ou se satisfaz com uma escrupulosa observância das rubricas”,
  • embora “devemos cuidar todos os aspectos da celebração (espaço, tempo, gestos, palavras, objetos, ornamentos, cantos, música,…)
  • isto é, o mistério pascal celebrado na forma ritual estabelecida pela Igreja”.

 

Apesar de tudo, “isso não é suficiente”,acrescenta o Papa.

  • “Se não houver admiração pelo mistério pascal” presente “na concretude dos sinais sacramentais,
  • corremos o risco de sermos verdadeiramente impermeáveis ​​ao oceano de graça que inunda cada celebração”.

 

Educar na compreensão dos símbolos

É importante, continua explicando o Papa, educar na compreensão dos símbolos, que se torna cada vez mais difícil para o homem moderno.

Uma forma de fazê-lo “é, sem dúvida, cuidar da arte da celebração”,

  • que “não pode ser reduzida à mera observância de um dispositivo de assinatura,
  • nem pode ser pensada como criatividade imaginativa – às vezes selvagem – sem regras.
  • O rito é em si uma norma e a norma nunca é um fim em si mesma, mas está sempre a serviço da realidade superior que ela quer guardar”.

 

A arte de celebrar, adverte o Papa,

  • não se aprende “porque se frequenta um curso de oratória ou técnicas de comunicação persuasiva”,
  • mas exige “uma dedicação diligente à celebração, deixando que a própria celebração nos transmita a sua arte”.
  • E “entre os gestos rituais típicos de toda a assembleia, o silêncio ocupa um lugar de absoluta importância”,
  • que “move ao arrependimento e ao desejo de conversão; desperta o desejo de conversão”.

 

Nota do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

A íntegra da Carta Apostólica Desiderio desideravi pode ser lida, em diversas línguas, como italiano, inglês, espanhol, alemão e francês, clicando aqui.

 

Nota da Redação:

E em Português, AQUI: https://www.religiondigital.org/vaticano/Documento-reforma-liturgia-papa-francisco-desiderio-desideravi_0_2464253554.html

 

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Jesús Bastante

 

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