Deus e os vencidos

A experiência do Deus bíblico surge essencialmente da experiência do intolerável de as vítimas inocentes serem entregues para sempre à injustiça. O Deus bíblico é definitivamente um Deus moral: é o Deus que não esquece os vencidos.

A razão iluminista tinha como desígnio a reconciliação e a emancipação plena do Homem.

Mas, de facto, sem esquecer evidentemente conquistas irrecusáveis, como, por exemplo, as declarações dos direitos humanos nas suas várias gerações,

  • deparamos com duas guerras mundiais e as suas muitas dezenas de milhões de mortos,
  • o comunismo mundial e também os seus milhões e milhões de vítimas,
  • deparamos com Auschwitz e o gulag,
  • o fosso cada vez mais fundo entre a riqueza e a miséria,
  • a Natureza ferida,
  • a desorientação e o vazio de sentido…

E, desgraçadamente, sabemos que o número das vítimas não cessará de aumentar, de tal modo que frequentemente a História nos aparece, como temia Walter Benjamin, à maneira de um montão de ruínas que não deixa de crescer.

Mas,

  • mesmo que fosse possível realizar no futuro uma sociedade totalmente emancipada e reconciliada,
  • nem assim, desde que iluminada pela memória, a razão poderia dar-se por satisfeita,
  • pois continuariam a ouvir-se os gritos das vítimas inocentes, cujos direitos estão pendentes, pois não prescrevem.

O teólogo Johann Baptist Metz não se cansou de repetir, com razão, que

  • só conhecia uma categoria universal por excelência:
  • a memoria passionis, isto é, a memória do sofrimento.

Se a História não há-de ser pura e simplesmente a história dos vencedores, se a esperança tem de incluir a todos, quem dará razão aos vencidos?

A autoridade do sofrimento dos humilhados, dos destroçados, de todos aqueles e aquelas a quem foi negada qualquer possibilidade é ineliminável.

Trata-se de uma autoridade que nada nem ninguém pode apagar, a não ser que o sofrimento não passe de uma função ou preço a pagar para o triunfo de uma totalidade impessoal.

Mas precisamente

  • o sofrimento, que é sempre o meu sofrimento, o teu sofrimento, como a morte é sempre a minha morte, a tua morte,
  • é que nos individualiza, dando-nos a consciência de sermos únicos, de tal modo que nenhum ser humano pode ser dissolvido ou subsumido numa totalidade anónima,
  • seja ela a espécie, a história, uma classe, o Estado, a evolução…

O sofrimento revela o outro na sua alteridade, que nos interpela sem limites.

Assim,

  • se as vítimas têm razão – a razão dos vencidos, como escreveu o filósofo Reyes Mate -, com direitos vigentes que devem ser reconhecidos,
  • não se poderá deixar de colocar a questão de Deus, um Deus que as recorde uma a uma, pelo nome, chamando-as à plenitude da Sua vida.

“Essa é a pergunta da filosofia”, dizia Max Horkheimer, da Escola Crítica de Frankfurt.

Mas é claro que para essa pergunta só a fé e a teologia têm resposta. Ele próprio o reconheceu, ansiando pelo “totalmente Outro”.

Se a História do mundo tem uma orientação, ela só pode ser a liberdade.

Ser Homem, ser livre e ser digno identificam-se. Com razão,

  • I. Kant não se cansou de repetir que o respeito que devo aos outros ou que os outros podem exigir de mim
  • é o reconhecimento de uma dignidade, isto é, de um valor que não tem preço.
  • O que tem preço pode ser trocado: é meio.

O Homem não tem preço, mas dignidade, porque é fim em si mesmo.

Quando nos interrogamos sobre o fundamento da dignidade do Homem,

  • encontramo-lo no seu ser pessoa.
  • Pela liberdade, a pessoa está aberta ao Infinito.

Se se reflectir até à raiz, concluir-se-á que

  • o fundamento último dos direitos humanos é nesse estar referido estrutural do Homem ao Infinito que reside:
  • nessa relação constitutiva à questão do Infinito, à questão de Deus precisamente enquanto questão (independentemente da resposta, positiva ou negativa, que se lhe dê),
  • o Homem aparece como fim e já não como simples meio.

O Homem é senhor de si, autopossui-se, e é capaz de entregar-se generosamente a si próprio a alguém e por alguém.

A Humanidade faz a experiência de si como história de libertação para mais humanidade, portanto, para mais liberdade.

O Homem

  • indigna-se desde o mais profundo de si contra a indignidade,
  • revolta-se contra toda a violação arbitrária e impune da justiça e do direito,
  • e é capaz de dar a vida pela dignidade da humanidade em si próprio e nos outros seres humanos.

Houve muitos homens e mulheres que, ao longo da História, livremente, morreram por essa dignidade. Mas mesmo que tivesse havido apenas um a fazê-lo, seria inevitável perguntar: o que é isso que vale mais do que a vida física?

Precisamente aqui, nesta experiência-limite, deparamos com o intolerável:

  • como é que pode ser moralmente admissível que quem é sumamente digno, pois se entrega até ao sacrifício de si pela dignidade, morra, desapareça e apodreça, vencido para sempre?
  • Por isso, neste acto de suma dignidade, encontramos um dos lugares em que a questão de Deus enquanto questão é irrenunciável e irrecusável.

A experiência do Deus bíblico surge essencialmente da experiência do intolerável de as vítimas inocentes serem entregues para sempre à injustiça. O Deus bíblico é definitivamente um Deus moral: é o Deus que não esquece os vencidos.

Por isso,

  • a História não é um continuum, onde a razão estaria permanentemente do lado dos vencedores.
  • A História está aberta ao salto último da meta-história, à Palavra definitiva que só Deus pode pronunciar,
  • Palavra que ressuscita os mortos e reconhece para sempre às vítimas os seus direitos.

Sem esse reconhecimento definitivo da dignidade de todos,

  • bem e mal, justiça e injustiça, honra e cinismo, verdade e mentira, dignidade e indignidade,
  • tudo é igual, pois, como escreveu Bernhard Welte,
  • tudo seria para nada, já que irá ser engolido pelo nada para sempre.

 

 

.

Anselmo Borges

Padre e professor de Filosofia.
Escreve de acordo com a antiga ortografia

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>