TSE bloqueia oito canais de perfil religioso

Edelberto Behs – 04 Outubro 2021

 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bloqueou a monetização de propagadores de mensagens falsas. Oito desses canais, mostra levantamento do Coletivo Bereia – Informação e Checagem de Notícias, têm identidade religiosa e contam, somados, com 6,37 milhões de seguidores no YouTube. Três deles – O Giro de NotíciasTerça LivreTe Atualizei – reúne mais de 1 milhão de seguidores cada.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

 

Todas as páginas e canais bloqueados, informa o Bereia, pertencem a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e estavam sendo investigados pela Polícia Federal.

Embora não exista lei específica aprovada e regulamentada que impeça a divulgação e compartilhamento de notícias falsas, seus autores estão sujeitos a processo penal.

Somados, o número de seguidores que esses canais “religiosos”mantêm também no FacebookInstagram e no Twitter sobe para 8,42 milhões.

  • O maior deles é o Te Atualizei, com 1,41 milhão de seguidores no YouTube,
  • mais outros 590 mil no Taokei1 (no Twitter),
  • e 579 mil no Instagram.

 

Barbara Zambaldi com Bolsonaro – Foto: DAQUI

Ele é tocado por Barbara Zambaldi Destefani, de Minas Gerais. Em seu perfil, ela se apresenta como criada no catolicismo, fez primeira comunhão e crisma, e foi coroinha. Ela se sente, assim, no seu lugar de fala e afirma, em outra postagem, que

“esse papa revolucionário que agride quem o toca não me representa”.

O segundo maior influenciador de portal de identidade religiosa difusor de fake news bloqueado pela Justiça – oTerça Livre– tem em Allan dos Santos o seu promotor, com um total de 1,75 milhão de seguidores.

 

Em projeto encaminhado pelo deputado estadual Marcelo Gualberto (PSL) para o recebimento da Medalha Tiradentes,

  • Allan dos Santos é apresentado como
  • “um homem que entende a família como base da sociedade e que é regido por sua fé na Doutrina Católica”.

Blogueiro Allan dos Santos chama ministro Pazuello de 'canalha' e manda WhatsApp a Bolsonaro: 'Nunca mais me ligue!' - Politica - Estado de MinasFoto: Allan dos Santos com Bolsonaro/ Estado de Minas

canal Terça Livre é descrito como o maior portal conservador da América Latina.

Allan é bacharel em Filosofia pelo Seminário Maria Mater Eclesiae do Brasil, onde foi seminarista.

Depois de dez anos de vida religiosa, ele foi professor de inglês e espanhol.

 

 

VÍDEO: Veja a fake news sobre Doria que youtuber bolsonarista divulgou dizendo que recebeu de Zambelli

Fonte: Alberto Junio da Silva /  DAQUI

O terceiro canal com perfil religioso e bloqueado pela Justiça é o Giro de NotíciasAlberto Junio da Silva, do Sul de Minas Gerais, tem 1,26 milhão de seguidores no YouTube e outros 24 mil no Pensa Poços, na plataforma do Facebook, e mais 110 mil seguidores no Instagram.

Alberto se define, num segundo canal com 373 mil inscritos, como “jornalista pela expressão da lei, formador de opinião, influenciador digital, publicitário, formado em Comunicação social, casado, brasileiro patriota, amante nato da nossa bandeira”.

 

Oswaldo Eustáquio, paranaense, que mantém o canal Agora é Manchete, é relacionado com religiosos evangélicos. Ele congrega na igreja Ministério da Fé, do pastor Fadi Faraj. O blogueiro foi preso em 17 de novembro de 2020 e mantido em prisão domiciliar. Por violar as regras, ele foi preso preventivamente em 18 de dezembro de 2020. Em 9 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes expediu novo pedido de prisão.

Eustáquio está foragido (até a divulgação da matéria do Bereia).

  • O dado curioso é que, apesar das acusações que enfrenta na Justiça,
  • o presidente do PTB, Roberto Jefferson, anunciou, em 5 de maio,
  • que Oswaldo disputará uma vaga no Senado pelo partido em 2022.

Todos os canais bloqueados pelo corregedor do TSE, ministro Luis Felipe Salomão, em 21 de agosto, congregam mais de cinco milhões de seguidores no Facebook e Instagram, e quase dez milhões em canais no YouTube.

A matéria completa de Bruna Rezende e Luis Henrique Vieira pode ser lida acessando o link.

 

Edelberto BEHS | Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo | UNISINOS | Faculdade de Jornalismo

.

Edelberto Behs

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/613400-tse-bloqueia-oito-canais-de-perfil-religioso

 

Leia mais:

 

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>