Decálogo de agradecimentos ao Bolsonaro

Decálogo de agradecimentos ao Bolsonaro - Patria Latina

Artur Roman – Foto: Patria Latina – 17.08.2021

Interessado que sou em bem compreender este povo do qual faço parte e que habita este pedaço do planeta que seria “abençoado por Deus e bonito por natureza”, registro aqui e justifico meus agradecimentos por essa contribuição do Bolsonaro para nos compreendermos melhor como brasileiros.

 

 

Gilberto Freire, Sér gio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Fernando Azevedo, Caio Prado Júnior, Josué de Castro, Darcy Ribeiro, Marilena Chauí, Jessé Souza, Heloisa Starling e Lilia Schwarcz, dentre outras e outros pensadores brasileiros, produziram obras magníficas com o propósito de interpretar o Brasil.

  • Nenhuma dessas autoras/autores, porém, penso eu, conseguiu mostrar, com tanta clareza, o caráter multifacetado do brasileiro e, especialmente, a sua porção sombria, como fez o Bolsonaro,
  • apesar de não ter formação acadêmica e não ser pesquisador.

E isso o capitão conseguiu sem escrever uma linha!

  • Apenas com suas ações, comportamentos e declarações,
  • despertou reações surpreendentes em milhões de brasileiros,
  • revelando aspectos sociológicos, psicológicos e morais dos brasileiros que dificilmente reconheceríamos com a leitura das obras produzidas pelos escritores referidos.

Interessado que sou em bem compreender este povo do qual faço parte e que habita este pedaço do planeta que seria “abençoado por Deus e bonito por natureza”, registro aqui e justifico meus agradecimentos por essa contribuição do Bolsonaro para nos compreendermos melhor como brasileiros.

 

1. OBRIGADO BOLSONARO!

O mundo civilizado está sempre, por meio da imprensa, apontando seus defeitos e carências. Eu quero destacar suas qualidades:

  • você tem a coragem e o desprendimento, com suas ações e discursos,
  • de alertar o mundo sobre o perigo que é eleger um político como você para governar uma nação
  • E você é sincero: nunca tentou esconder seu despreparo, incompetência e desqualificação para o cargo que ocupa.

 

2. OBRIGADO BOLSONARO!

Você permitiu que, ao o elegerem como mito, muitos brasileiros expressassem os recôndidos obscuros de suas almas, o que muito dificilmente conseguiriam exteriorizar em psicoterapias ou mesmo em um eventual exorcismo.

 

3. OBRIGADO BOLSONARO!

Está bem claro para mim hoje

  • que você não criou os bolsominions.
  • Eles existiam antes de te conhecerem.
  • Na verdade, eles se identificam com os absurdos que você professa, legitimando seus valores distorcidos e fortalecendo suas fantasias doentias.

 

4. OBRIGADO BOLSONARO.

Me entristece ver professores te apoiando. Me assusta ver mulheres te defendendo. Me desespera ver trabalhadores precarizados te aprovando. Me indigna ver negros reproduzindo seu racismo. Me revolta ver artistas posando ao seu lado. Me exaspera ver bolsominions tentando reproduzir valores da Casa Grande embora estejam economicamente mais próximos da Senzala…

Mas esses sentimentos fortalecem minhas convicções políticas e ideológicas e reforçam a constatação de que você é uma tragédia para o nosso País.

 

5. BRIGADO BOLSONARO!

Muitos como eu, ingenuamente, acreditavam que o mal não existe, que somos todos bons por natureza e que, eventualmente, alguém se desvia, mas logo retorna ao caminho dos justos. Você mostrou que o mal existe sim e que o demônio está à espreita para nos corromper.

Hoje sei que a força espiritual para nos manter distantes das forças malignas que te sustentam

  • não será encontrada nas igrejas
  • e sim na organização popular, nas comunidades de base, nos coletivos, nas associações de classe, nos centros acadêmicos, nos grupos de amigos, nos partidos políticos decentes (e eles existem sim).

Temos que encontrar nossa tribo, onde ninguém solta a mão de ninguém. Vade retro!

 

6.. OBRIGADO BOLSONARO!

Você mostrou que muitas pessoas de nossos relacionamentos que pareciam tão parecidas conosco são, na realidade, seres de outra espécie, compondo essa legião de seus apoiadores constituída de homofóbicos, misóginos, racistas, militaristas, preconceituosos, machistas, oportunistas, apoiadores da ditadura, fascistas, neonazistas, milicianos…

Graças a você, Bolsonaro, ficamos sabendo (ainda que, às vezes, de forma dolorosa)

  • que tudo aquilo que aprendemos que deve ser superado pela racionalidade humana e pela evolução espiritual
  • está ainda presente em amigos, parentes, vizinhos, colegas…

Essa constatação maltrata a gente, mas é fundamental reconhecer que,

  • para nossa sobrevivência emocional e psíquica,
  • temos que nos afastar dessas pessoas ou com elas manter apenas relações superficiais e protocolares.

 

7. OBRIGADO BOLSONARO!

Você mostrou que grande parte dos poderosos empresários brasileiros são subcapitalistas, com mentalidade escravocrata que querem fazer riqueza explorando os trabalhadores, sonegando impostos e pleiteando benesses governamentais, não se sujeitando às vicissitudes do mercado.

O apoio que esses necroliberais lhe dão

  • mostram que estão distantes das premissas do liberalismo civilizado
  • que se harmoniza com o estado de direito, com as liberdades democráticas,
  • com a valorização da educação e com o respeito aos direitos humanos.

 

8. OBRIGADO BOLSONARO!

Professores que estudaram a Faculdade de Letras comigo e que me pareciam pessoas sensíveis, lúcidas e com discernimento, hoje manifestam abertamente e sem constrangimento e pudor apoio a você.

Isso me mostra que as ilusões foram importantes e necessárias  na minha juventude, impedindo que eu, naquela época, me desse conta de que aqueles colegas de quem eu gostava já carregavam o germe da patologia social que os levaria a se irmanarem com a excrescência humana que você representa.

 

OBRIGADO BOLSONARO!

9. Você demonstrou que o impulso primitivo que levou o homo sapiens sapiens, nos primórdios dos tempos, a destruir o meio ambiente e dizimar os grandes mamíferos por onde passava ainda está presente nas pessoas que executam a política ambiental em seu governo.

Ou seja,

  • você está nos alertando de que os predadores da flora e da fauna
  • continuam atuando e que devemos proteger o planeta dessa sanha destruidora.

 

10. OBRIGADO BOLSONARO!

Você me estimula a continuar lutando, com as ferramentas de que disponho, e a palavra escrita é uma delas, para que sua seita

  • encontrem a libertação ideológica,
  • reconheçam seus equívocos políticos
  • e possam um dia conviver civilizadamente em suas comunidades.

E peço a Deus que conceda, a esses fanáticos alienados e iludidos, a necessária paz, quando entrarem em desespero ao se darem conta de seus equívocos e reconhecerem o erro que cometeram ao te apoiar.

 

Artur Roman

Artur Roman

Consultor organizacional em comunicação e Coordenador de EAD da Unidança, trabalha com educação a distância (desenvolvimento de cursos, produção de conteúdo, design instrucional e ensino) há 29 anos e com educação online há 17 anos.

Atuou como professor em cursos de pós-graduação por 16 anos na UEL, UFPR, PUC Curitiba, UNIPOSITIVO Curitiba e UNIFAE Curitiba, nesta última,

v

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>