O último soldado norte-americano em Cabul

31 de Agosto de 2021 – 
Foto – O major-general Christopher Donahue EPA/Jack Holt / HANDOUT

 

A fotografia tem tudo para tornar-se icónica, a imagem fantasmagórica que marca o fim de uma era. O major-general Christopher Donahue, comandante da 82.ª Divisão Aerotransportada dos Estados Unidos, foi o último soldado norte-americano a deixar o Afeganistão, a bordo de um C-17, o derradeiro avião de transporte militar a levantar voo do aeroporto de Cabul, pouco antes do final do prazo para a retirada.

A fotografia, tirada com visão nocturna, foi publicada na conta de Twitter do Pentágono e mostra Donohue sozinho, de arma na mão, enquanto se prepara para subir a bordo do avião no aeroporto internacional Hamid Karzai, antes de os taliban assumirem o controlo das instalações.

“Um trabalho bem feito, estou orgulhoso de todos vós”,

foi a mensagem final de Donahue aos soldados sob o seu comando quando entrou a bordo do último dos cinco C-17 que ontem deixaram Cabul, colocando um ponto final a 20 anos de presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão.

Christopher Donahue foi destacado para o Afeganistão em Agosto para ajudar a proteger o aeroporto de Cabul enquanto os EUA e restantes aliados procediam às operações de retirada das suas forças militares e dos milhares de civis afegãos que colaboraram com os militares estrangeiros.

Ex-assistente especial na Junta de Chefes de Estado-Maior no Pentágono, Donahue serviu anteriormente como comandante da task-force conjunta de operações especiais no Afeganistão, de apoio à operação Freedom’s Sentinel, uma missão de treino e assistência ao exército afegão.

Ao longo da sua longa carreira militar, integrou 17 missões no Afeganistão, Iraque, Síria, Norte de África e Europa de Leste, que lhe valeram diversas condecorações.

PÚBLICO

Fonte: https://www.publico.pt/2021/08/31/mundo/noticia/ultimo-soldado-norteamericano-cabul-1975806

 

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>