Papa restringe celebração da missa na forma anterior ao Vaticano II

Vaticano, 16 jul. 21 / (ACI).
Uma celebração segundo o Missale Romanum de 1962 / Foto: Daniel Ibanez CNA

 

O papa Francisco emitiu um motu proprio na sexta-feira restringindo as missas celebradas sob a forma extraordinária do Rito Romano, conhecido como rito tridentino, no qual as orações são feitas em latim e que era a forma única do rito romano antes da reforma feita pelo Concílio Vaticano II.

1 comment to Papa restringe celebração da missa na forma anterior ao Vaticano II

  • Beto

    É possível que muita gente goste do canto gregoriano ou goste de missas solenes com incenso e procissões solenes, porém para grande maioria do povo católico a liturgia não lhe diz absolutamente nada. A Liturgia da missa tornou-se um ajuntamento de cerimônias e de frases teológicas diversas durante 2 mil anos, focando durante a missa inúmeras vezes no pecador que precisa pedir constantemente perdão, que não é digno de receber a comunhão, em vez de focar a comunidade reunida com seu salvador em alegria. Por que a hierarquia católica não pergunta o povo o que acham da missa e o que propõe, em vez de empurrar nele fraseados bolados fora do contexto do povo? Quando os apóstolos e os discípulos se reuniam para celebrar a ceia, eles de fato sabiam de que se tratava. – Fazei isto em memória de mim é um convite todo especial. Por que vou à missa? Porque fui convidado por Ele.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>