“Tanto para mim quanto para a arquidiocese, o caminho não pode ser simplesmente voltar ao trabalho de sempre.”

A resposta do cardeal Marx a Francisco

 

 O cardeal Reinhard Marx permanecerá no cargo como arcebispo de Munique e Freising, na Alemanha. O Papa Francisco rejeitou, nessa quinta-feira, 10 de junho, com uma carta pessoal ao cardeal publicada em Roma, a renúncia que Marx lhe havia apresentado na sua carta do dia 21 de maio.

O cardeal emitiu uma declaração sobre a carta do Papa Francisco, publicada no sítio da Arquidiocese de Munique e Freising, 10-06-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

 

A carta do Papa Francisco me surpreendeu. Eu não esperava que ele reagiria tão rapidamente e também não esperava a sua decisão de que eu continue o meu serviço como arcebispo de Munique e Freising.

Fico comovido com os detalhes e o tom muito fraterno da sua carta e sinto como ele compreendeu e acolheu as minhas preocupações. Em obediência, aceito a sua decisão, como lhe havia prometido.

Para mim e para o nosso trabalho conjunto na Arquidiocese de Munique e Freising, isso também significa a necessidade de refletir sobre quais novos caminhos podemos tomar – também diante de uma história de múltiplos fracassos – a fim de anunciar e testemunhar o Evangelho.

O bispo não está sozinho nisso, e, nas próximas semanas, refletirei sobre como podemos contribuir juntos ainda mais com a renovação da Igreja aqui na nossa arquidiocese e como um todo, porque o papa retoma muitas das coisas que eu mencionei na minha carta a ele e nos oferece impulsos importantes.

Continua válido aquilo que eu também ressaltei na minha declaração: que eu devo assumir uma responsabilidade pessoal e também tenho uma “responsabilidade institucional”, especialmente em relação às vítimas, cuja perspectiva deve ser ainda mais incluída.

Considero essa decisão do papa um grande desafio. Tanto para mim quanto para a arquidiocese, o caminho não pode ser simplesmente voltar ao trabalho de sempre.

Reinhard Marx

Fonte:   http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/610111-tanto-para-mim-quanto-para-a-arquidiocese-o-caminho-nao-pode-ser-simplesmente-voltar-ao-trabalho-de-sempre-a-resposta-do-cardeal-marx-a-francisco

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>