Quem Somos

A Associação Rumos, após decisão da Assembleia Geral do VII Encontro Nacional em Salvador, foi fundada em 16 de Agosto de 1986, na cidade de Brasília, Distrito Federal, para congregar os padres, oriundos do clero da Igreja Católica Romana no Brasil, que deixaram o exercício do ministério sacerdotal. É uma sociedade civil de direito privado, de âmbito nacional, com finalidades assistenciais, filantrópicas, culturais e educacionais, sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília.

Representa os mais de cinco mil padres casados do Brasil e suas famílias, que formam o Movimento das Famílias dos Padres Casados (MFPC). A Associação Rumos foi criada para servir ao MFPC como personalidade jurídica, estrutura e objetivos determinados, de acordo com as exigências legais do país.

Sendo assim, a Associação Rumos tem como objetivo ser o suporte jurídico e financeiro do Movimento das Famílias dos Padres Casados – MFPC, além de promover a mútua ajuda entre os associados, contribuindo para a sua realização pessoal, familiar, profissional e religiosa, cultivando a amizade entre os padres egressos do ministério e suas famílias.

Buscamos o diálogo com as instituições, Organismos Religiosos e Sociais, dentro de uma perspectiva ecumênica. Não somos um grupo de contestação contra a Igreja Católica Romana ou qualquer autoridade eclesiástica.

Lutamos pelo reconhecimento do ministério dos padres casados, implantação do celibato opcional na Igreja Católica Romana, valorização do papel da mulher na Igreja e cuidado com a Casa Comum, a Terra e todas as suas formas de vida.

Incentivamos a prática pastoral em novas e múltiplas formas de ministério, respeitando-se as diversas opções tomadas pelos padres casados, individualmente ou em grupo, no seu novo caminho de serviço a Deus e aos irmãos, tanto na vida religiosa, como na vida social e política. O fato de terem deixado o sacerdócio ministerial na Igreja Romana, não tem impedido que inúmeros padres casados continuem a exercer variadas formas de atividades pastorais nas comunidades em que vivem. Alguns desses sacerdotes casados, inclusive, optaram pelo exercício pleno do ministério presbiteral em outras igrejas cristãs.

A Associação Rumos e o Movimento das Famílias dos Padres Casados – MFPC – promovem, a cada dois anos e em diversas cidades do Brasil, encontros nacionais para eleição da sua diretoria, estabelecimento de novas diretrizes e decisão sobre o lugar do próximo Encontro Nacional, além de alegre convívio fraterno entre nossas famílias.

Nossos meios de comunicação entre nós e com a sociedade são, atualmente, nosso Site: www.padrescasados.org, um grupo nacional  e os grupos locais de WhatsApp. Além de uma conta no Face-book, ainda em elaboração