Livro aborda características do Islão

23 de Abril de 2013 

O P. Joseph Scattolin, missionário comboniano nascido em Pinzolo, na Itália, acaba de publicar um livro em árabe intitulado “Reflexões sobre o sufismo e o diálogo inter-religioso”. Este livro, diz o missionário, «é um pouco o resumo do meu ponto de vista para o diálogo entre o mundo espiritual e a espiritualidade islâmica, isto é, o sufismo, em particular». A apresentação oficial da obra será feira no Cairo, no Egipto, a 12 de Maio, no salão da Organização Geral do Livro» com a participação de vários intelectuais.

Sobre as inspirações que levaram o P. Scattolin a escrever este livro, o autor explica: “Por causa da devastação da globalização que reduz o ser humano ao puro valor comercial, e também pelo ressurgimento dos vários tribalismos religiosos, étnicos e culturais”.

O P. Scattolin, que vive no mundo árabe (Líbano, Sudão e Egipto) há cerca de 40 anos, diz que “a intenção deste livro é trazer esta questão que toca a todos nós, e indicar os possíveis caminhos da vida, pensamento e ação, especialmente no mundo muçulmano, atualmente capturado pelo Islão político, no qual a mistura de religião e política ameaça dominá-lo completamente em uma cadeia infinita de guerras devastadoras e confrontos”.
O famoso escritor egípcio de tendência liberal, Ammar Ali Hassan, disse o seguinte sobre este livro: “Este livro é um convite claro e aberto a todos para retomar o compromisso com os valores fundamentais da vida, em particular para a cooperação, convivência e fraternidade. Só deste modo a humanidade pode ser salva de muitos males, e, especialmente, de cair em um niilismo escuro e destrutivo”.

Joseph Scattolin é professor e pesquisador e já escreveu muitas outras obras e artigos em várias línguas sobre o Islão e o misticismo islâmico. “Reflexões sobre o sufismo e o diálogo inter-religioso” foi impresso pelo Organização Geral do Livro Egípcio (governamental) e custa20 librasegípcias (2,50 euros).

http://www.combonianos.pt/cgi-bin/getfromdb.pl?nid=EFyyZEVVyptmqoiIBv

 

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>