O SAGRADO E SUAS CONFIGURAÇÕES. 1


Lo sagrado

Anselmo Borges – 23 de Fevereiro de 2020

Foto: Criação de Adão – Capela Sistina / Daqui

Como ficou dito em crónicas anteriores, o Sagrado é o referente último de todas as religiões, o mistério da realidade na sua ultimidade.

É o Sagrado ou o Mistério pura e simplesmente. É o Inominável, pois transcende sempre tudo quanto se possa pensar ou dizer dele. Nenhuma religião o possui nem mesmo as religiões todas juntas.

 

 

Na experiência do Sagrado, fonte de sentido último, salvação e felicidade, o Homem está sempre em presença de algo outro e superior, “o tremendo e fascinante”, o Absoluto, inabarcável, inacessível e inefável.

Esta superioridade do Sagrado manifesta-se em níveis diferentes: o ontológico – infinita riqueza de ser –, o axiológico – realidade sumamente valiosa. Assim, comporta “uma ruptura de nível que aponta para a plenitude de ser e realidade por excelência” (J. Sahagún Lucas).

Lo sagrado

Foto: Arco-Íris em Stonenhenge / Daqui

 

Sendo o Inominável, procurou-se, ao longo da História, nomeá-lo. Numa obra recente, Después de Dios…, o teólogo José Ignacio González Faus apresentou várias tentativas, com muitos nomes.

  • Os Upanishades referem-se a ele como “O Incondicionado”;
  • as filosofias mais racionalistas designam-no como “O Absoluto”;
  • Santo Tomás de Aquino disse que o seu melhor nome é precisamente “O Inominável”;
  • Tierno Galván, “a partir do seu agnosticismo despreocupado pelo tema”, designa-o por vezes como “O Fundamento”;
  • Karl Rahner, o maior teólogo católico do século XX, fala dele precisamente como “O Mistério”;
  • Rudolf Otto, autor da obra famosa “Das Heilige”, fala dele precisamente como “O Santo”, “O Sagrado”;
  • Platão referia-se a ele como “a ideia do Bem”, mas é necessário notar que Platão chama ideia à verdadeira realidade, contraposta às sombras, sendo assim o Sagrado o Sumo Bem;
  • Aristóteles designou-o como “O Motor Imóvel”, com o sentido de que, no meio de todas as mudanças, é necessário algum “ponto de referência firme”;
  • mesmo o famoso tetragrama hebraico YHVH, letras impronunciáveis, não é um nome próprio, mas “uma resposta evasiva a Moisés”: “sou o que serei”: confia e irás vendo;
  • o Novo Testamento conclui, que “Deus é Amor”, que não é uma definição, pois não diz “Deus é O Amor”.
  • O místico João da Cruz referiu-se-lhe como “a música calada que enamora”.

 

Lo sagrado

Foto: Sagrado / Daqui

 

Que concluir? Deus é

  • “esse Mistério indizível que nos envolve. Neste sentido, à pessoa que se sente ou se julga ‘muito religiosa’
  • é preciso pedir-lhe que renuncie um pouco a Deus,
  • não para negá-lo, mas para deixar Deus ser Deus.
  • Frequentemente, os que mais falam de Deus são os que de modo pior acreditam nEle.”

É também neste contexto que deve entender-se o que uma vez ouvi a Jacques Lacan:

“Os teólogos não acreditam em Deus, porque falam dele.”

Talvez mais decisivo do que falar de Deus seja falar com Deus.

De qualquer forma, ao longo da História e sempre,

  • o Sagrado, na medida em que o Homem precisa de nomeá-lo de alguma maneira,
  • foi sendo apresentado de múltiplas formas e em várias configurações,
  • desde o politeísmo ao monismo, passando pelo dualismo, o deísmo, o monoteísmo…,

como veremos em próximas crónicas.

 

 

Anselmo Borges

Fonte: https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/o-sagrado-e-suas-configuracoes-1-11850717.html?target

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