Com Greta Thunberg, milhares de pessoas exigem ações à COP25 em Madri

Com o apoio da jovem ativista Greta Thunberg, milhares de pessoas marchavam nesta sexta-feira (6) por Madri para exigir aos líderes da COP25 da ONU que tomem ações urgentes ante a crise climática.

Rodeada por uma multidão de simpatizantes e jornalistas, a jovem símbolo da luta ambiental desde 2018 por sua “greve escolar” que catalizou um movimento mundial, acompanhou um pouco a marcha,    mas precisou abandoná-la ante a impossibilidade de avançar.

 

“A polícia diz que não posso continuar assim, sinto isso, há problemas de segurança, há muita gente”,

afirmou a ativista sueca, antes de entrar em um automóvel elétrico, segundo mostraram vídeos de meios locais.

Sob o lema “o mundo despertou ante a emergência climática”, ativistas de todo o mundo atravessavam Madri, em uma rota de 5 km pelas principais avenidas da cidade.

“Não podemos esperar mais”porque “as pessoas estão sofrendo e morrendo pela emergência climática e ecológica”,disse Greta Thunberg em uma conferência de imprensa antes da mobilização.

A ativista de 16 anos, que chegou nesta sexta-feira a Madri de trem a partir de Lisboa após cruzar o Atlântico em um catamarã por se recusar a viajar de avião devido à pegada de carbono desse meio de transporte, disse esperar que a conferência anual da ONU, a COP25, “alcance coisas concretas”.

“A crise climática continua sendo ignorada pelas pessoas no poder”, denunciou Thunberg.

– “O mundo se acaba” -“Sem planeta não há futuro” e “Políticos, a Terra morre” diziam alguns cartazes na marcha, na qual se esperava a presença do ator espanhol Javier Bardem, ativista ambiental. Em paralelo, em Santiago se esperava outro protesto.

“A mudança climática afeta não só a nós mas as gerações futuras. É preciso criar consciência porque o mundo está se acabando”,

disse à AFP Paula Sánchez, uma estudante espanhola de 16 anos que carregava um cartaz com a frase: “O clima está mudando, por que nós não?”

“Todos juntos temos que levantar a voz para que se tomem ações”,

disse Adrián Sánchez, um empresário mexicano de 39 anos, que se mostrou crítico do polêmico projeto do trem que atravessará a zona maia de seu país e que “põe em perigo o jaguar”.

“2019 foi sem dúvida o ano do despertar climático da sociedade civil, dos movimentos sociais, dos jovens, que se levantaram para pedir mais ambição, medidas valentes, para fazer combater a emergência climática”,

disse um porta-voz da mobilização, Pablo Chamorro.

Resultado de imagem para Com Greta Thunberg, milhares de pessoas exigem ações à COP25 em Madri"
Milhares de pessoas exigem ações concretaspelo CLIMA aos governos, na COP25 em Madrid / O Tempo

 

No manifesto da marcha, os convocantes enviam uma mensagem clara aos representantes de quase 200 signatários do Acordo de Paris reunidos até 13 de dezembro em Madri, ante o medo de que decepcionem as esperanças depositadas.

“Exigimos aos governos participantes da COP25 que reconheçam que a inação climática atual e insuficiente ambição que refletem os compromissos mais ambiciosos dos países nos levarão a um aquecimento global desastroso para a vida”, apontaram.

O dalai lama tuitou em apoio:

“Não podemos explorar os recursos da terra (…) sem nos preocuparmos com as gerações futuras”.

– Cúpula social alternativa -O protesto busca ser um “grande momento global”,disse Estefanía González, porta-voz da Sociedade Civil pela Ação Climática (SCAC), que representa mais de 150 grupos chilenos e internacionais.

A crise no Chile esteve “diretamente relacionada com a crise ambiental”, disse González, em referência aos maiores protestos nesse país desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, há quase 30 anos, que deixaram 23 mortos.

A SCAC impulsa uma Cúpula Social pelo Clima, uma conferência paralela à COP25.

Haverá grande presença de grupos indígenas, “os primeiros afetados pela mudança climática”, segundo Juan Antonio Correa, do coletivo Minga Indígena.

“As práticas tradicionais e históricas e a relação que tiveram os povos de origem indígena com a Mãe Terra é uma alternativa e é a forma como toda a sociedade moderna poderia enfrentar essa crise climática”, afirmou.

 

AFP

FONTE: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/12/06/interna_internacional,1106459/com-greta-thunberg-milhares-de-pessoas-exigem-acoes-a-cop25-em-madri.shtml

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>