Carta da Diretoria da Federação Latino-Americana ao Papa Francisco, por ocasião do Sínoda da Amazônia

Resultado de imagem para Francisco e Clélia Irasmendi

Diretoria da Federação Latino-americana de Padres casados, 12/09/2019 

Foto: Francisco com Clelia Irasmendi, argentina, filha de Clelia Luro, esposa do bispo casado Jeronimo Podestà, já falecidos, amigos de Francisco quando cardeal de Buenos Aires. Daqui

Francisco visitava a Família Podestà e ministrou os últimos Sacramentos a Jerónimo, antes de sua morte.

Em 1917 Clelia Irismendi, que tem acesso fácil a Francisco, lhe entregou pessoalmente uma outra carta da Diretoria da Federação.

Agora, por ocasião do Sínodo sobre a Amazônias, foi enviada esta nova carta abaixo, com nosso apoio e com nossa reivindicações a Francisco, que nos tem mandado recados para não desanimarmos e para permanecermos unidos, que nossa hora vai chegar.

 

CARTA A FRANCISCO POR OCASIÃO DO SÍNODO DA AMAZÔNIA

América Latina, 12 de outubro de 2019

Caro Irmão Francisco:

os abaixo-assinados, membros da Federação Latino-Americana de Padres Casados, juntamente com nossas esposas, familiares e amigos que participam desta movimento e compromisso com a vida, queremos falar com você por ocasião do Sínodo Amazônico que está ocorrendo em Roma.

Atentos ao fato que não obtivemos resposta à CARTA, que lhe enviamos por diferentes meios, com propostas para este Sínodo, gostaríamos de lhe informar que nosso movimento, que representa muitos países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Brasil, Colômbia, Equador Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela) quer estar presentes em espírito de comunhão, mas também com uma palavra firme, a partir de nossas convicções e de nosso sentir com o povo de Deus. Sendo assim:

 

1. Se renovem os ministérios eclesiais, dando participação aos viri probati, um maior papel da mulher nas decisões pastorais e uma real colaboração  das pessoas que temos exercido o ministério sacerdotal, conforme declarado no Documento de Aparecida (DA Nº. 200) e de acordo com as novas disposições que surgem das Dispensas que nos convidam para a realização de “serviços úteis à comunidade”.

2. Nos alegra o fato que “uma igreja sinodal seja uma igreja da escuta”, mas que não se esqueça dos que interrompemos o exercício do ministério sacerdotal, já que quase não somos ouvidos, mesmo tendo tido várias entrevistas com alguns bispos e não encontramos neles uma autêntica “vocação para o diálogo”.

3. Gostamos que você diga que a igreja tem como opção preferencial os excluídos e descartados: nós não queremos continuar a ser classificados como “deserções” nas estatísticas da Congregação para o Clero, nos faz sentir que, de alguma forma, sem cair uma atitude de vitimização, de que “somos parte do descarte da igreja”, dado que estamos invisibilizados e que, mesmo assim, ainda resistimos a partir de nossa Fé nas “periferias existenciais”dos campos pastorais e seculares.

4. Rezamos para que o Espírito Santo renove as estruturas eclesiais e para que elas estejam mais perto dos pobres, e rezamos especialmente por você, Francisco, para que você continue deixando ser levado pelo mesmo Espírito e ouça o que com  humilde e fraterna firmeza, queremos lhe dizer neste carta sincera.

5. Fazemos eco ao seu convite para sermos uma igreja em saída e lhe asseguramos que nós, nossas famílias e comunidades, nos unimos à Oração de Jesus para que você seja fortalecido pelo Espírito e para que a Santa Virgem cuide muito de você.

Sebastian COZAR. Presidente – CHILE
João TAVARES. Vice-Presidente – BRASIL
Imelda NUÑEZ. PARAGUAI;  Encarnação MADRID. ARGENTINA – Secretaria Geral.
Abdon FLORES. CHILE  – Tesoureiro

 

___________________________________________________________

 

ORIGINAL EM ESPANHOL

CARTA A FRANCISCO CON MOTIVO DEL SINODO DE AMAZONIA

America Latina, 12 de octubre de 2019

Querido Hermano Francisco:

los abajo firmantes, integrantes de la Federacion Latinoamericana de Sacerdotes Casados, junto a nuestras esposas, familiares y amigos que participan de este ambito y compromiso con la vida, queremos  dirigirnos a vos con motivo del Sinodo de Amazonia que se esta llevando a cabo en Roma.

Atento a que no hemos obtenido respuesta a la CARTA, que te enviamos por distintos medios, con propuestas para este Sinodo, quisieramos hacerte saber que nuestro espacio  representando a muchos paises latinoamericanos (Argentina, Bolivia, Chile, Costa Rica, Brasil, Colombia, Ecuador, Guatemala, Honduras, Mexico, Paraguay, Peru, Puerto Rico, Uruguay, Venezuela) quiere estar presente en espiritu de comunion pero tambien con una firme palabra desde nuestras convicciones y el sentir con el pueblo de Dios, donde:

 

  1. Se renueven los ministerios eclesiales, dandoles participacion a los viri probati, un mayor protagonismo de la mujer en las decisiones pastorales, y una real colaboracion de los que hemos ejercido el ministerio sacerdotal, tal como lo plantea el Documento de Aparecida (D.A. nº 200) y de acuerdo a las nuevas disposiciones que surgen de las Dispensas que nos invitan al desempeño de “servicios utiles a la comunidad”.
  1. Nos alegra que “una iglesia sinodal sea una iglesia de la escucha” pero que no se olvide de los que hemos interrumpido el ejercicio del ministerio sacerdotal, ya que casi no somos escuchados, aun habiendo acudido a varias entrevistas con algunos obispos y no hemos experimentado una autentica “vocacion de dialogo”.
  1. Nos gusta que digas que la iglesia tiene como opcion preferencial los excluidos y descartados: nosotros no  queremos que nos sigan catalogando como “defecciones” en las estadisticas de la Congregacion para el Clero, nos hace sentir que de alguna manera, sin caer en una actitud de  victimizacion, que “somos parte del descarte de la iglesia”, dado que estamos invisibilizados y que aun asi  resistimos desde la Fe en “las periferias existenciales” de los ambitos pastorales y seculares.
  1. Rezamos para que el Espiritu Santo renueve las estructuras eclesiales y sean mas cercanas a los pobres, y rezamos especialmente por vos Francisco, para que sigas dejándote llevar por el mismo Espíritu y escuches lo que con humilde y fraternal firmeza, queremos decirte en esta sincera carta.
  1. Nos hacemos eco de tu invitacion de ser una iglesia en salida, y te aseguramos que nosotros, nuestras familias y comunidades, nos unimos a la Plegaria de Jesús para que seas fortalecido por el Espiritu y para que la Virgen Santa te cuide mucho.

 

Sebastian COZAR. Presidente. CHILE.

Joao TAVARES. BRASIL. Vice Presidente.

Imelda NUÑEZ. PARAGUAY. Encarnacion Madrid. ARGENTINA. Secretaria General.

Abdon FLORES. CHILE. Tesorero

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>