Papa Francisco explica como evitar homilias que causam sono. Os padres deveriam ouvi-lo

Papa Francesco spiega come evitare le omelie soporifere. I preti dovrebbero ascoltarlo

  Francesco A. Grana – Vaticanista – 5-12-2018

Foto: Daqui –   Tradução: Orlando Almeida

“Quantas vezes vemos que, durante a homilia,

  • alguns adormecem,
  • outros conversam
  • ou saem para fumar um cigarro”.

Quem diz isto não é um anticlerical, mas o Papa Francisco.

 

“Um padre dizia-me – contou Bergoglio aos fiéis – que uma vez ele tinha ido a outra cidade onde seus pais moravam e  que seu pai lhe tinha dito: ‘Sabes, estou contente, porque eu e  os meus amigos encontrámos uma igreja onde a missa é celebrada  sem homilia!’”.

O problema, na verdade, está longe de ser de pouca monta.

“Quem faz a homiliaexplicou o papa – deve desempenhar bem o seu ministério. Quem prega, o sacerdote ou o diácono ou o bispo, deve oferecer um verdadeiro serviço a todos os que participam da missa, mas aqueles que escutam também  devem fazer a sua parte”.

Francisco deu conselhos práticos para evitar homilias soporíferas.

“Antes de mais nada – sublinhou o papa – prestando a devida atenção, ou seja, assumindo as disposições internas corretas, sem pretensões subjetivas, sabendo que todo pregador tem qualidades e limites. Se às vezes há motivos para se ficar entediado com uma homilia longa ou fora do tema ou incompreensível, outras vezes é o preconceito que  se torna um obstáculo.

E quem faz a homilia deve estar ciente de que

  • ele não está fazendo algo próprio,
  • está pregando, dando voz a Jesus,
  • está pregando a palavra de Jesus.

E a homilia deve ser bem preparada, deve ser breve!”.

Não deve apenas ser breve mas, além disso, também deve não ser improvisada.

  • “E  como é que se prepara uma homilia?
  • Com a oração, – explicou o Papa – com o estudo da palavra de Deus
  • e fazendo uma síntese clara e breve;  
  • não deve ir além de dez minutos, por favor”.

Ao tema da homilia, Francisco dedicou também muitas páginas do seu documento programático, a exortação apostólica Evangelii Gaudium (n.os  135-144 e 145-175 – NdR). Mas, dando uma volta nas igrejas, pelo menos nas italianas, (e também em muitas brasileiras – NdR), parece que na maioria dos casos estes valiosos conselhos do Papa não foram minimamente acolhidos.

Foi exatamente para ajudar os diáconos, os padres e os bispos a preparar as suas homilias, que monsenhor Giuseppe Liberto, maestro diretor emérito da Capela musical Pontifícia Sistina, publicou um livro intitulado Il giubilo della lode. Meditazioni per l’anno liturgico – A alegria do louvor. Meditações para o ano litúrgico (Paulinas). Da pena refinada de um dos maiores especialistas mundiais no campo litúrgico musical saíram as páginas que contêm as reflexões para todos os períodos do ano: do Advento ao Natal, da Quaresma à Páscoa, e de outras numerosas solenidades.

Longe de ser um texto estritamente homilético, as meditações de monsenhor Liberto alargam-se do campo teológico ao bíblico, até à dimensão litúrgica com as suas várias facetas, in primis a musical. Tudo numa perfeita harmonia que não carece sequer de uma dimensão poética. O volume é realmente um instrumento precioso, seja para os que são chamados a preparar a homilia seja  para uma celebração, mas é também um companheiro de viagem útil para aprofundar os mistérios da vida de Jesus ao ritmo cadenciado do ano litúrgico.

De fato, como Bergoglio explicou,

“a homilia

  • não pode ser um espetáculo de entretenimento,
  • não responde à lógica dos recursos da mídia,
  • mas deve dar fervor e significado à celebração.

É um gênero peculiar, uma vez que

  • é uma pregação dentro da moldura de uma celebração litúrgica:
  • consequentemente deve ser breve
  • e evitar parecer-se com uma conferência ou uma lição.

O pregador pode ser capaz de manter vivo o interesse do povo por uma hora, mas assim a sua palavra torna-se mais importante do que a celebração da fé. Se a homilia se prolonga demais, prejudica duas características da celebração litúrgica:

  • a harmonia entre as suas partes
  • e o seu ritmo”.

Indicações valiosas que deveriam, no entanto, ser aplicadas concretamente.

 

 

Resultado de imagem para Francesco Antonio Grana

Francesco Antonio Grana

Fonte: https://www.ilfattoquotidiano.it/2018/12/05/papa-francesco-spiega-come-evitare-le-omelie-soporifere-i-preti-dovrebbero-ascoltarlo/4814524/

 

 

 

Leia mais:

(de: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/585277-papa-francisco-explica-como-evitar-homilias-soporiferas-os-padres-deveriam-ouvi-lo)

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>