Sobre Saramago e Deus

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Anselmo Borges – 24/11/2018

Imagem: ospontosdevista.blogs.sapo.pt

O Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra organizaram nos passados dias 8, 9 e 10 de Outubro, no Convento de São Francisco de Coimbra, um Congresso Internacional: “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”. Carlos Reis e Ana Peixinho pediram-me uma intervenção sobre Saramago e Deus.

O que aí fica é uma breve síntese da minha fala nesse Congresso.

 

 

1. Numa entrevista dada a João Céu e Silva, uma das últimas, se não a última, Saramago referiu-se-me com admiração por ter lido e gostado do seu livro Caim.

“Até fiquei surpreendido quando ouvi um teólogo – uma coisa é um teólogo e outra um padre -, Anselmo Borges, dizer que tinha gostado do livro.”

Mas na net também se diz, e é verdade, que fui crítico por causa de alguma unilateralidade com que Saramago leu a Bíblia. Assim, a minha intervenção quer ser essencialmente um esclarecimento sobre essa minha dupla visão.

 

2. Saramago foi à Academia Sueca dizer, no dia 7 de Dezembro de 1998, logo na primeira frase: “O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever.”

Quando me expresso sobre o diálogo inter-religioso, digo sempre, com escândalo de alguns, que

  • desse diálogo também fazem parte os ateus,
  • os ateus que sabem o que isso quer dizer – os crentes também só o são verdadeiramente se souberem o que isso quer dizer.

Fazem parte, porque são eles que, estando de fora, mais facilmente vêem

  • as superstições,
  • as inumanidades
  • e até as barbaridades que tantas vezes infectam as religiões.

Assim, à maneira de Saramago, também digo: foi com dois ateus que aprendi do melhor da Teologia:

  • Ernst Bloch e o nosso homenageado, José Saramago.

Mais com Bloch, porque,

  • dada a situação da Teologia na universidade alemã – em todas as universidades, há duas faculdades de Teologia, uma católica e outra protestante -,
  • ele tinha profundos conhecimentos bíblicos.

 

Neste enquadramento, refiro três pontos.

2.1  Também sou ateu em relação ao deus denunciado por eles. Porque é isso que se deve ser, se se quiser manter a dignidade humana face a um deus

  • brutal,
  • irresponsável,
  • ciumento,
  • mesquinho,
  • tirânico,
  • cruel,
  • sádico,
  • sanguinário…

Neste sentido, estou de acordo com Ernst Bloch, quando escreveu que “só um bom ateu pode ser um bom cristão, só um bom cristão pode ser um bom ateu”.

Previno que a boa exegese mostra que

  • nem sempre está no texto bíblico
  • aquilo que o puseram a dizer
  • e que passou à tradição.

Por exemplo, o caso de Isaac, cujo significado é o contrário daquilo que frequentemente se ensinou:

  • ao aparecer o cordeiro,
  • Deus está a proclamar que não quer o sacrifício de seres humanos.

Mas, de facto, muitas vezes foi a outra tradição que passou, aquela a que se referiu o prestigiado biblista católico do século XX Norbert Lohfink quando constatou que a Bíblia judaica é “um dos livros mais cheios de sangue da literatura mundial”.

Como aceitar um deus que castigasse a humanidade inteira por causa de os primeiros pais terem comido uma maçã? De qualquer modo, no quadro da evolução,

  • quem foram os primeiros
  • e como é que poderiam ter um acto de liberdade tal
  • que arrastasse consigo todos os males do mundo, incluindo a morte?

Que sentido pode ter

  • um pecado original herdado,
  • de tal modo que todas as crianças seriam geradas em pecado,
  • do qual só o baptismo pode libertar?

E Jesus

  • não foi enviado por Deus para ser morto
  • e com a sua morte pagar a dívida infinita da humanidade para com Deus
  • e Deus aplacar a sua ira e reconciliar-se com a humanidade. Que pai decente imporia isso ao seu filho querido, condenando-o à morte?

Caim, segundo Saramago,

  • vai, castigado, pelo mundo,
  • não sem perguntar a deus porque é que o não impediu de matar o irmão, Abel.
  • Deus é, pois, co-responsável por esse acto…

Trata-se de um deus arbitrário, irresponsável, ciumento, pior do que nós.

Ficamos arrepiados, quando lemos que Deus exigiu de Abraão que matasse o seu filho Isaac. O próprio filósofo Sören Kierkegaard,

  • que propunha Abraão como modelo da fé incondicional,
  • viu o horror da situação
  • e diz que o miúdo voltou para casa e deixou de acreditar em deus
  • e Abraão nunca disse uma palavra a Sara sobre o acontecido.

Sodoma e Gomorra. Lá também havia crianças inocentes. E deus não se lembrou delas?

Babel. Deus,

  • em vez de castigar os homens pelo seu feito,
  • deveria honrar-se com o êxito das suas criaturas.
  • É ciumento, invejoso.

Também no Dilúvio, deus não teve compaixão para com os inocentes. A mesma acusação vale para a situação dos filhos primogénitos dos egípcios.

Ah, e, aquando do nascimento de Jesus, houve a matança dos inocentes e José não se preocupou. No regresso do Egipto nem sequer perguntou às mães pela sua dor…

Do pior: as guerras religiosas,

  • pois é deus contra deus,
  • e as vítimas são os homens e as mulheres e as crianças…

Como é possível deus mandar matar, haver guerras em nome de deus?

 

2.2  Ernst Bloch foi mais longe. Sabendo Teologia e exegese, distinguiu muito bem duas camadas na Bíblia:

  • a do deus dos senhores, do deus dominador, tirânico, imoral e opressor
  • e a do Deus da libertação e dignificação de todos.

Em conexão, viu também dois tipos de Igreja:

  • a Igreja dos senhores, a Igreja do poder inquisitorial, opressora,
  • e a Igreja dos pobres, do bem, da justiça, da paz.

Para Bloch, há um duplo fio condutor na Bíblia:

  • o sacerdotal, em que domina o deus opressor, dos senhores,
  • e o profético-messiânico-apocalíptico, que anuncia o Reino de Deus, a herdar meta-religiosamente como Reino do Homem: “Esta vida no horizonte do futuro veio ao mundo pela Bíblia.”

Jesus agiu como um homem bom, escreve Bloch, “algo que ainda não tinha acontecido”.

  • Ele personifica a bondade e o amor e nele exprime-se e realiza-se o melhor da esperança, o ainda não do que a humanidade pode e deve ser.
  • Ele não foi morto por Deus seu Pai,
  • mas pelo religião do Templo, a religião dos sacerdotes,
  • que viviam da exploração dos crentes.

O que devemos ao cristianismo?

O próprio conceito de pessoa foi dentro dos debates à volta da tentativa de compreender Jesus Cristo que surgiu. Sabemos que nenhum homem pode ser

  •  foi através de Jesus que o sabemos,
  • porque nele, por ele e com ele,
  • se proclama a dignidade infinita de todo o ser humano.

Onde é que nasceu a Declaração dos Direitos Humanos? Foi na China? Na Arábia?

Jürgen Habermas, o filósofo mais influente da actualidade, agnóstico, escreveu que

  • a democracia não é senão
  • a tradução para a política
  • da ideia cristã de que cada homem e cada mulher são filhos de Deus.

Isso, politicamente traduzido, dá um homem um voto, uma mulher um voto.

Não haveria o horror da pedofilia, também na Igreja, se se ouvisse a maior proclamação de sempre feita por Jesus sobre a dignidade das crianças:

  • “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus”,
  • acrescentando logo a seguir:
  • “Ai de quem escandalizar uma criança: mais valia atar-lhe uma mó de moinho ao pescoço e ser lançado ao mar.”

Tudo isto para repetir o que disse logo no início da minha fala:

  • estou grato, muito grato, a Saramago,
  • mas não aceito a sua afirmação:
  • “A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.”

A sua leitura foi unilateral.

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3. O que é ser ateu? Quando se diz que se é ateu, é preciso começar por perguntar

  • o que se entende por isso
  • e concretamente em relação a que Deus se é ateu.

Há dois modos de negação de Deus: a negação real e a negação determinada.

Por negação determinada entende-se

  • a negação de um determinado deus,
  • de uma certa imagem de deus.

Foi o que Saramago fez. Como podia ele ou alguém intelectualmente honesto aceitar um deus cruel e sanguinário? Daí a inversão da oração de Cristo na Cruz, no Evangelho segundo Jesus Cristo. Onde no Evangelho se diz: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”, lê-se em Saramago: “Homens, perdoai-lhe porque ele não sabe o que fez.”

A negação determinada não significa negação real. A pergunta é, portanto,

  • se Saramago negou realmente Deus
  • ou se, pelo contrário, na negação do deus arbitrário e sanguinário não está dialecticamente presente o clamor pelo único Deus verdadeiro, o do amor incondicional, o do Antimal.

De qualquer modo, segundo Saramago, “Deus é o silêncio do universo, e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncio”.

“Esta definição de Saramago é a mais bela que alguma vez li ou ouvi”, escreveu o teólogo Juan José Tamayo. “Essa definição está mais perto de um místico do que de um ateu.”

 

4. No final da minha intervenção, a viúva de Saramago, Pilar del Río, aproximou-se, agradeceu e disse-me: sabe qual foi o contexto desse diálogo entre o meu marido e Tamayo? Íamos os três pela Plaza de la Giralda, em Sevilha, e os sinos da catedral repicaram,

  • e Saramago:
  • “Os sinos tocam porque está um teólogo a passar.”
  • E Tamayo retorquiu:
  • “Não, os sinos repicam porque um ateu está prestes a converter-se ao cristianismo.”

 

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Anselmo Borges

Padre e professor de Filosofia

Fonte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/24-nov-2018/interior/sobre-saramago-e-deus-10222323.html?

 

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