Donald Trump recebe carta aberta de líderes religiosos escoceses

The Herald –  12/07/2018 Read Scottish religious leaders' open letter to Trump

Foto: The Herald – Tradução: Orlando Almeida

Cinco líderes religiosos de quatro igreja de quatro igrejas da Escócia assinaram uma carta aberta ao presidente Donald Trump pedindo-lhe que reveja as políticas de seu governo sobre os migrantes e obre os que pedem asilo. 

Nela, os líderes da Igreja da Escócia, da Igreja Reformada Unida, da Igreja Católica na Escócia e a Igreja Episcopal Escocesa expressam “tristeza” pela política de imigração do presidente, ressaltando que “o povo da Escócia sabe o que é ser acolhido como estrangeiro”.

 

A carta diz:

Caro Presidente Trump,

O símbolo icônico dos Estados Unidos da América, a Estátua da Liberdade proclama “dai-me as vossas cansadas, as vossas pobres, as vossas oprimidas massas, ansiosas por respirar livres”.

Ela tem sido vista por gerações de Escoceses, incluindo os seus próprios ancestrais, que partiram para fazer uma nova vida e por sua vez contribuíram para a vida de uma nação inigualável na história por sua diversidade e oportunidade.

É com grande tristeza que temos seguido relatos de acontecimentos nos últimos meses em que vimos famílias separadas e crianças colocadas em jaulas. Embora todas as nações tenham o direito de garantir a sua segurança e de controlar as suas fronteiras, esta ação tem ido além do que uma boa consciência pode aceitar.

 

Imagem relacionadaMãe de Trump, nasceu numa pequena ilha de Escócia, filha de família pobre e numerosa com 12 irmãos. Emigrou nova para os USA em 1930 e foi empregada doméstica, antes de casar com o pai do magnata. E sua atual esposa, Melania, nasceu na Eslovênia. A primeira, Ivana, nasceu na Checoeslováquia. Foto: Clarin.com

Como nação moldada pela migração, o povo da Escócia conheceu o que é ser acolhido como um estrangeiro – e acolher outros.

A maioria das religiões ensina alguma forma da Regra de Ouro (tratar os outros como tu gostarias de ser tratado) e o valor e dignidade inerentes a cada ser humano.

As pessoas de fé estão cientes de que a nossa humanidade comum transcende as barreiras nacionais, raciais, culturais ou linguísticas. Oferecer hospitalidade a estrangeiros é uma obrigação comum a muitas tradições de fé diferentes.

Nos últimos anos, grupos religiosos da Escócia viveram e trabalharam lado a lado com refugiados e requerentes de asilo, muitas vezes em parceria com membros de outras religiões e com agências de voluntários e oficiais. Scottish Faiths Action for Refugees [Ação das Fés Escocesas para os Refugiados] é apenas um exemplo de colaboração entre pessoas de várias tradições de fé.

Embora a nossa história esteja marcada por situações de conflito, divisão e sectarismo, a Escócia que o senhor está visitando é multicultural, multi-fé, e enriquecida pela contribuição de todos os escoceses, nativos ou novos.

Por toda a nossa nação, as comunidades estão abrindo as portas aos que buscam segurança, e mais recentemente liderando o Reino Unido no acolhimento de refugiados sírios. Ao oferecer proteção contra a perseguição nós, em troca, recebemos criatividade, trabalho duro, e amizade; tornamo-nos novos.

Esperamos que a vossa visita, dando continuidade à longa amizade entre nossas nações, lhe dê a oportunidade de ver e ouvir que a vida em toda a sua plenitude não vem da exclusão de outros.

No início da vossa Presidência, Sua Santidade o Papa Francisco orou por sabedoria e força durante o exercício do vosso mandato. Juntamos as nossas orações à dele, e rezamos para que, quando voltar seus olhos para o Deus que exalta o pobre e levanta o humilde, o senhor se lembre dos mais pobres e mais recentemente chegados ao seu país, que, como muitos Escoceses antes deles, tinham tanto a oferecer ao seu país e ao mundo.

 

– Rev Dr Richard Frazer, Convener Church and Society Council, Church of Scotland

– Mr John Collings, Church and Society Secretary, National Synod of Scotland, United Reformed Church

– Grace Buckley, member of the National Justice and Peace Commission for Scotland, a commission of the Scottish Catholic Bishops’ Conference.

– Rev’d Joan Lyon, Priest-in-Charge at St Ninian’s, Aberdeen, and an NHSchaplain for the Scottish Episcopal Church

 

The Herald

Fontes: 

 http://www.heraldscotland.com/news/16350107.donald-trump-receives-open-letter-from-scottish-religious-leader/

https://veja.abril.com.br/mundo/conheca-melania-a-mulher-invisivel-do-espalhafatoso-donald-trump/

https://mundoconsejos.com/se-revela-la-verdadera-historia-la-madre-donald-trump/

 

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>