O que é o ano propedêutico, agora obrigatório para os futuros sacerdotes?

les évêques de France, réunis à Lourdes en Assemblée plénière, ont évoqué la « propédeutique », cette année de réflexion préalable à l’entrée au séminaire.

Gauthier Vaillant (em Lourdes)11/5/17

Foto: Os bispos da França, reunidos em Lourdes em Assembleia Plenária, fizeram referência ao “propedêutico”, o ano de reflexão antes da entrada ao seminário. / Bruno LEVY / CIRICION

Durante as suas reflexões sobre a formação dos futuros sacerdotes, os Bispos da França, reunidos em Lourdes em Assembléia Plenária, discutiram o “propedêutico”, o ano de reflexão antes da entrada no seminário.

Tradução: Orlando Almeida

Até agora opcional, esta etapa de discernimento, nascida do Concílio Vaticano II, será progressivamente tornada obrigatória. Este ano, ela diz respeito a 152 jovens na França.

 

O que é o ano propedêutico?

“Propedêutico” vem do grego, antigo  propaideuo que significa “ensinar antes”. O ano de propedêutica é um ano de reflexão e de discernimento sobre a vocação, que os jovens que desejam se tornar padre passam, antes da entrada no seminário.

Foi criado há cerca de trinta anos, para responder ao convite do Concílio Vaticano II. “Para que a formação espiritual se apoie em razões sólidas e os alunos abracem a vocação por uma opção maduramente deliberada, caberá aos Bispos estabelecer um intervalo de tempo para um mais intenso tirocínio espiritual” – diz o decreto do Concílio Optatam Totius sobre a formação dos futuros sacerdotes.

 

Em que consiste este ano?

O conteúdo deste ano varia de acordo com os lugares onde é vivido – na França são 14. Os jovens “propedeutas” vivem em comunidade, ao lado ou, às vezes, com seminaristas. Eles seguem alguns cursos de iniciação à teologia ou à liturgia, ou à leitura bíblica.

  • São orientados a desenvolver atividades de caridade
  • e vivem geralmente um período de imersão em estruturas como ‘l’Arche’ [a Arca] de Jean Vanier, com pessoas deficientes.
  • Alguns também fazem retiros espirituais
  • ou peregrinações como a de Santiago de Compostela.

No início do ano letivo de 2017 na França, 152 jovens começaram o ano propedêutico. A idade média deles está entre 24 e 26 anos. Ao mesmo tempo, três quartos dos propedeutas do ano passado (124) entraram no seminário. Estes números estão subindo, mas 43% dos novos seminaristas não passaram por esta etapa.

 

Cardeal Vingt-Trois, de Paris, 75 anos

Por que os bispos falaram sobre isso em Lourdes?

A propedêutica é um dos pontos importantes da nova Ratio fundamentalis, o documento de orientação da formação dos futuros sacerdotes publicado pelo Vaticano. A nova versão deste texto, publicada em fevereiro de 2016, torna esta etapa obrigatória, ao passo que anteriormente era facultativa.

Com esta mudança, que deve tornar-se gradualmente efetiva nos próximos anos, o Vaticano confirma o ano propedêutico como uma etapa necessária ao discernimento, que também permite limitar os abandonos durante o seminário.

Além disso, os jovens que deixam o seminário no primeiro ano, após passarem por esta fase, são em menor número, proporcionalmente.  Em Lourdes, esta evolução é percebida como positiva pela maioria dos bispos.

 

Resultado de imagem para Gauthier Vaillant - La Croix

 

Gauthier Vaillant

https://www.la-croix.com/Religion/Catholicisme/France/Quest-propedeutique-desormais-obligatoire-futurs-pretres-2017-11-05-1200889633?from_univers=lacroix

 

 

 

Leia Mais:

  • DECRETO OPTATAM TOTIUS – SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL

http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19651028_optatam-totius_po.html

  • O DOM DA VOCAÇÃO PRESBITERAL – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis

http://www.clerus.va/content/dam/clerus/Ratio%20Fundamentalis/O%20Dom%20da%20Voca%C3%A7ao%20Presbiteral.pdf

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>