Faleceu Joseph Gilles Lacroix

São Luís, MA, 08/09/2017

Faleceu ontem, dia 7 de setembro, em São Luís, MA, nosso colega e amigo do MFPC Joseph Alphonse Gilles Lacroix. Tinha 82 anos e vinha passando mal de saúde há tempos. Canadense da diocese de Sherbrook, Gilles foi ordenado em 1959, chegou ao Maranhão, integrado na missão canadense, em 1968, e trabalhou em várias paróquias da arquidiocese.

Casou em 1972, foi professor de Sociologia na UFMA e membro atuante do MFPC local, tendo participado de vários Encontros Regionais e Nacionais.   

O amplo sítio (chácara) da família, à beira-mar, foi muitas vezes sede dos encontros do então forte grupo do MFPC do Maranhão, nas décadas de 80 e 90.

Gilles era apaixonado pelo canto gregoriano e, durante mais de três décadas, foi o Regente do nosso Coral Gregoriano Sancta Coecilia constituído de padres casados e suas esposas, ex-seminaristas e alguns e algumas apreciadores/as da música gregoriana. Nos apresentávamos em várias igrejas da capital e do interior, além de convites para Festivais de Canto na capital ou para eventos culturais.

Hoje, os três filhos Mário, Armand e André, todos casados e formados na USP, moram com suas famílias no Canadá, região do Quebec.

A eles e à viúva, Maria de Lourdes Lauande Lacroix, companheira de 45 anos de vida, historiadora, escritora e professora universitária, nossos pêsames e a garantia da continuação de nossa sólida e antiga amizade. Na certeza da Ressurreição e de que o Pai lhe reservou um bom lugar.

João Tavares

      Editor

 

 

1 comment to Faleceu Joseph Gilles Lacroix

  • José Herbert Camara

    Maria de Lourdes, amiga querida de sempre, receba nossos mais sinceros sentimentos por essa perda irreparável. Que Deus conforte a todos da família, e que ele já se encontre na glória do Senhor. Therezinha e Betinho.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>