Francisco não tem razão? (2)

Anselmo Borges – 23/06/21017 

“Não é exatamente o mesmo o mundo visto lá do alto da janela mais famosa do mundo, que é a janela do Palácio Apostólico no Vaticano donde os Papas dão a bênção urbi et orbi, e o mundo que se vê a partir de um apartamento modesto da Casa de Santa Marta.

Não é exatamente o mesmo o mundo que se vê a partir do Deus omnipotente, significando omnipotência Poder enquanto dominação e não Força infinita de criar, e o mundo que se vê quando se vê a partir do Deus cujo nome é Amor, Misericórdia.

1.Não é exatamente o mesmo o mundo visto do lado dos vencedores e o mundo visto do lado dos vencidos. Afinal, a história que conhecemos e lemos é em princípio a história dos vencedores, até porque são os vencedores, sabem escrever e puseram por escrito os seus feitos e glórias; os vencidos são os vencidos, desapareceram e, mesmo que quisessem narrar o seu lado da história, não sabiam ou não podiam escrever.

Não é exatamente o mesmo o mundo visto a partir do centro do poder e o mundo que se vê a partir das periferias.

Não é exatamente o mesmo o mundo visto lá do alto da janela mais famosa do mundo, que é a janela do Palácio Apostólico no Vaticano donde os Papas dão a bênção urbi et orbi, e o mundo que se vê a partir de um apartamento modesto da Casa de Santa Marta.

Não é exatamente o mesmo o mundo que se vê a partir do Deus omnipotente, significando omnipotência Poder enquanto dominação e não Força infinita de criar, e o mundo que se vê quando se vê a partir do Deus cujo nome é Amor, Misericórdia.

Não tem razão o Papa Francisco quando, sem excluir ninguém, vê o mundo a partir do Deus-Misericórdia, a partir de Santa Marta, a partir das periferias, a partir dos vencidos, que são isso mesmo, os vencidos, os colonizados, os derrotados, os pobres, os excluídos, os explorados, as mulheres, as crianças, os doentes? Para ser completa e toda, é preciso que a história também seja lida e escrita a partir do seu reverso, isto é, do lado dos vencidos. Porque todos têm de ascender ao palco da história, com a sua igual dignidade de homens e mulheres livres, todos filhos de Deus.

Não tem razão Francisco quando, na exortação “A alegria do amor”, partindo dos dois Sínodos sobre a família e no quadro da atenção à voz da consciência e de um discernimento sério, abre a porta à comunhão dos recasados?

Aliás, já em 1972, o antecessor Bento XVI, ainda professor, tinha escrito um ensaio acadêmico manifestando abertura à admissão à eucaristia dos divorciados recasados, no caso de a nova união ser sólida, haver obrigações morais para com os filhos, não subsistindo obrigações do mesmo tipo em relação ao primeiro casamento, “quando, portanto, por razões de natureza moral é inadmissível renunciar ao segundo casamento”.

É evidente que não vale tudo. Mas os católicos também não podem continuar a ser infantilizados nas suas decisões morais, no quadro de uma obediência cega à autoridade que por todos decide.

Sobre a dignidade da consciência moral, Joseph Ratzinger também escreveu:

“Desde Newman e Kierkegaard, a consciência está no centro da antropologia cristã com renovada insistência. Nos escritos de Newman, a consciência representa a interna complementaridade e limite do princípio Igreja: por cima do Papa, como expressão da pretensão vinculativa da autoridade eclesiástica, está a consciência própria de cada um, que deve ser obedecida antes de qualquer outra coisa, inclusivamente, se for necessário, contra a exigência da autoridade eclesiástica.”

É o cardeal Blase Cupich, arcebispo de Chicago, que tem razão quando, recentemente, referiu a “Amoris laetitia” como convite a passar de “uma espiritualidade adolescente a uma espiritualidade adulta”, espiritualidade que “responsabiliza o indivíduo, em vez de ser uma autoridade externa a dizer às pessoas o que têm que fazer, como se fossem crianças”.

 

Não tem razão o Papa Francisco ao manifestar, na atenção à pastoral da família e apelando

  • à dignidade,
  • nova compreensão
  • e respeito para com os homossexuais, os casamentos civis, as uniões de fato?

Não tem razão Francisco quando, fazendo a síntese de franciscano e jesuíta, prepara, com a simplicidade da pomba e a prudência da serpente, como manda o Evangelho, a Igreja para o século XXI:

  • uma Igreja pobre para os pobres,
  • que combate a favor da justiça e da paz num mundo globalizado,
  • desclericalizada,
  • sinodal,
  • onde leigos e, nomeadamente, as mulheres têm o seu lugar,
  • uma Igreja que não tem medo da razão crítica,
  • sem triunfalismos nem intolerância,
  • respeitadora da consciência,
  • ecumênica,
  • dialogante,
  • audaz,
  • com novos ministérios,
  • ao serviço do Evangelho e das pessoas,
  • que antepõe à doutrina rígida e imobilizada?

Há quem objecte que lentamente se conclui que tudo é permitido. Mais uma vez, a grande questão do Papa Francisco e para o Papa Francisco são os mediadores: bispos e padres que

  • esclarecem ou não os fiéis
  • e ajudam ou não na formação da consciência esclarecida e adulta.

Não tem razão o Papa Francisco quando quer a laicidade do Estado, mas condena o laicismo e o secularismo, que “fecham as portas à transcendência” e pretendem retirar a religião do espaço público?

Não tem razão quando se levanta cedo, para poder rezar e ouvir o silêncio, “escutar o silêncio e sentir e ouvir o sussurro desse fio de silêncio sonoro no qual Deus nos fala”?

 

2.  O problema fundamental da Igreja é que na sua essência ela é a assembleia de assembleias de homens e mulheres que se entregam confiadamente ao Deus de Jesus, esperando dele salvação e sentido último para a vida e para quem Jesus Cristo é determinante na sua vida e também na morte, mas, de facto, na sua maior parte, os católicos dizem-se não praticantes.

  • Esquece-se a fé e a conversão
  • e põe-se o centro na instituição como organização de poder, de que tantos tanto se servem.

Assim, sendo a instituição um serviço da fé e da prática da vida autenticamente cristã, o que se impõe é a conversão. Esquece-se frequentemente que a Igreja é de voluntários e para voluntários, isto é, só está nela quem quer, embora, por outro lado, quem está tem direito à participação ativa na sua vida, porque, como o Papa Francisco tantas vezes repete, a Igreja somos nós todos. Sem esta conversão, pessoal e institucional, para onde caminha a Igreja?

 

 

Anselmo Borges

Fonte: http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/interior/francisco-nao-tem-razao-2-8584542.html

 

 

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