Transhumanismo e pós-humanismo (1)

  • nanotecnologias,
  • biotecnologias,
  • informática,
  • ciências cognitivas, isto é,
  • ciências do cérebro
  • e inteligência artificial.

Tem três características fundamentais:

  • a passagem de uma medicina terapêutica a uma medicina de “aumento”, concretamente através da engenharia genética e da hibridação (um exemplo: mediante um implante, ficar com uma visão de águia);
  • passagem do acaso à escolha, “from chance to choice”, da lotaria genética a um eugenismo;
  • o aumento da vida humana, lutando contra o envelhecimento e a morte (a Universidade de Rochester já aumentou em 30% a vida de ratos transgénicos). Numa palavra: avançar para “homens aumentados”.

 

2. No cruzamento da “convergência NBIC”, em simbiose e mútua fecundação exponencial, resultará um avanço prodigioso na investigação e na técnica, de consequências imprevisíveis. Assim, por exemplo, na sua obra brilhante e desafiadora De Animais a Deuses, agora best-seller mundial com o título Sapiens, com mais de um milhão de exemplares vendidos, o historiador Yuval Harari não hesita em dar como título ao último capítulo historiador Yuval Harari não hesita em dar como título ao último capítulo  “O fim do Homo sapiens”, escrevendo:

De Animais a Deuses: História Breve da Humanidade “Os futuros senhores da Terra serão, provavelmente, mais diferentes de nós do que nós somos dos neandertalenses. Isto atendendo a que nós e os neandertalenses somos, pelo menos, humanos e os nossos herdeiros serão semelhantes a deuses.

E dá exemplos do que está e pode vir a acontecer.

  • Os laboratórios começam a superar as leis da selecção natural, e aí está o caso de um coelho verde e fluorescente.
  • Já mudamos o gênero de um ser humano através da cirurgia e de tratamentos hormonais.
  • Com a engenharia genética, produziremos porcos com gorduras boas e poderemos pensar em “ressuscitar” criaturas extintas, incluindo um neandertalense, conseguindo talvez desse modo, comparando o seu cérebro com o nosso, “identificar que alteração biológica resultou na consciência”.

Com ela e outras formas de engenharia biológica pode pensar-se em realizar alterações profundas:

  • na nossa fisiologia,
  • no sistema imunitário,
  • na esperança média de vida,
  • nas nossas capacidades intelectuais e emocionais.

Se é possível criar ratos superinteligentes, “porque não seres humanos superinteligentes e que se mantenham fiéis aos seus parceiros?” E poder-se-á pensar na criação de “um tipo de consciência completamente novo e transformar o Homo sapiens em algo diferente”, parecendo inclusivamente “não existir uma barreira técnica intransponível que nos impeça de criar super-humanos”.

Existe uma outra tecnologia que poderia alterar as leis da vida: a engenharia cyborg:

“Os cyborgs são seres que conjugam componentes orgânicos e inorgânicos, como um humano com mãos biónicas” – pense-se no ouvido biônico, em braços biônicos, controlados pelo pensamento, ou em invisuais obtendo uma visão parcial. Talvez possamos um dia “ler a mente de outra pessoa”.

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“O mais revolucionário é a tentativa de inventar uma interface de duas vias, direta do cérebro para o computador, que permita ao aparelho ler os sinais eléctricos do cérebro humano, transmitindo, por outro lado, sinais que o cérebro, por sua vez, também possa ler. E se essas interfaces forem usadas para ligar diretamente um cérebro à internet ou ligar diretamente vários cérebros uns aos outros, criando desse modo uma espécie de internet cerebral? O que poderia acontecer à memória, à consciência e à identidade humanas, se o cérebro tivesse acesso direto a um banco de memória colectiva?”

E há programadores que “sonham criar um programa que possa aprender e evoluir de forma absolutamente independente do seu criador”.

“Suponha que podia fazer um backup do seu cérebro para um disco rígido portátil e, depois, fazê-lo correr num computador. Seria o seu computador capaz de pensar e sentir como um sapiens? Se pudesse, seria o leitor uma outra pessoa?”

E, se os programadores informáticos pudessem “criar uma mente inteiramente nova, mas digital, criada por código informático, integral, com sentido de si própria, consciência e memória”, estaríamos perante uma pessoa? O diretor do Blue Brain Project afirmou que numa ou duas décadas poderemos ter “um cérebro humano artificial, dentro de um computador, que poderá falar e comportar-se como um humano”.

 

3. Que fazer? Perante tamanhos desafios, embora alguns, segundo parece, não vão além da ciência ficção, não se pode ficar indiferente. E lá está Luc Ferry, exigindo “uma regulação que deve ser política”. E reflexão ética.

 

Anselmo Borges4

 

Anselmo Borges

Fonte: http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/interior/transhumanismo-e-pos-humanismo-1-5730228.html

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