A ameaça à convivência humana nos dias de hoje

Leonardo Boff -17/02/17A ameaça da convivência humana nos dias de hoje.

Ilustração:www.opalheiro.com.br/

“A convivência não anula as diferenças. Ao contrário, é a capacidade de acolhê-lhas, deixá-las ser diferentes e mesmo assim viver com elas e não apesar delas. A convivência só surge a partir da relativização das diferenças em favor dos pontos em comum.

Então surge a convergência necessária, base concreta para uma convivência pacífica, embora sempre haja níveis de tensão, por causa das legítimas diferenças.” 

 A onda de ódio que grassa no mundo, claramente no Brasil, as discriminações contra
  • afrodescendentes,
  • nordestinos,
  • indígenas,
  • mulheres,
  • LGBTs
  • e membros do PT

sem falar dos

  • refugiados e imigrantes rejeitados na Europa
  • e pelas medidas autoritárias do presidente Donald Trump contra imigrantes muçulmanos,

estão rasgando o tecido social da convivência humana a nível nacional e internacional.

A convivência é um dado essencial de nossa natureza, enquanto humanos, pois nós não existimos, co-existimos, não vivemos, convivemos. Quando se dilaceram as relações de convivência algo de inumano e violento acontece na sociedade e em geral em nossa civilização em franca decadência.

A cultura do capital hoje globalizada

  • não oferece incentivos para cultivarmos o “nós” da convivência,
  • mas enfatiza o “eu” do individualismo em todos os campos.

A expressão maior deste individualismo coletivo é a palavra de Trump:”em primeiro lugar (first) os USA” que bem interpretada é “só (only) os USA.”

Precisamos resgatar a convivência de todos com todos que moramos numa mesma Casa Comum, pois temos uma origem e um destino comuns. Divididos e discriminados percorreremos um caminho que poderá ser trágico para nós e para a vida na Terra.
Notoriamente a palavra “convivência”como reconhecem pesquisadores estrangeiros (por exemplo um acadêmico alemão, T. Sundermeier, Konvivenz und Differenz,1995) tem seu nascedouro em duas fontes brasileiras:

Paulo Freire parte da convicção de que a divisão mestre/aluno não é originária. Originária é

  • a comunidade aprendente,
  • onde todos se relacionam com todos
  • e todos aprendem uns dos outros,
  • convivendo e trocando saberes.

Nas CEBs é essencial o espírito comunitário a e convivência igualitária de todos os participantes. Mesmo o bispo e os padres sentam-se juntos na mesma roda e todos falam e decidem. Nem sempre o bispo tem a última palavra.

Convivência alegre e pacífica – Imagem da internet

 

Que é a convivência? A própria palavra contém em si o seu significado:

  • deriva de conviver
  • que significa conduzir a vida junto com outros,
  • participando dinamicamente da vida deles, de suas lutas, avanços e retrocessos.

Nessa convivência se dá o aprendizado real como construção coletiva

  • do saber,
  • da visão do mundo,
  • dos valores que orientam a vida
  • e das utopias que mentém aberto o futuro.

A convivência não anula as diferenças. Ao contrário, é a capacidade de acolhê-lhas, deixá-las ser diferentes e mesmo assim viver com elas e não apesar delas. A convivência só surge a partir da relativização das diferenças em favor dos pontos em comum.

Então surge a convergência necessária, base concreta para uma convivência pacífica, embora sempre haja níveis de tensão, por causa das legítimas diferenças.

 

Vejamos alguns passos rumo à convivência:

Em primeiro lugar, superar a estranheza pelo fato de alguém não ser de nosso mundo. Logo perguntamos: de onde vem? Que veio fazer? Não devemos criar constrangimentos, nem enquadrar o estranho mas acolhê-lo cordialmente.

Em segundo lugar, evitar fazer-se logo uma imagem do outro e dar lugar a algum preconceito (se é negro, muçulmano, pobre). É difícil mas é incondicional para a convivência. Einstein bem dizia: “é mais fácil desintegrar um átomo do que tirar um preconceito da cabeça de alguém”. Mas podemos tirar.

Em terceiro lugar, procurar construir uma ponte com o diferente que se faz pela pelo diálogo e pela compreensão de sua situação.

Em quarto lugar, é fundamental conhecer a língua ou rudimentos dela. Se não for possível, prestar atenção aos símbolos pois revelam, geralmente, mais que as palavras. Eles falam do profundo dele e do nosso.

Por último, esforçar-se para fazer do estranho um companheiro (com quem se comparte o pão) de quem se procura conhecer sua história e seus sonhos. Ajudá-lo a sentir-se inserido e não excluído. O ideal é fazê-lo um aliado na caminhada do povo e daquela terra que o acolheu, pelo trabalho e convivência.

Acrescentamos ainda que não se deve restringir à convivência apenas à dimensão humana. Ela possui uma dimensão terrenal e cósmica. Trata-se de

  • conviver com a natureza e seus ritmos
  • e dar-se conta de que somos parte do universo
  • e de suas energias que a cada momento nos atravessam.

A convivência poderá fazer da geosociedade menos centrada sobre si mesma e mais aberta para cima e para frente, menos materialista e mais humanizada, um espaço social no qual seja menos difícil a convivência e a alegria de conviver.

 

 

 

Leonardo Boff

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/564958-a-ameaca-da-convivencia-humana-nos-dias-de-hoje

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