Nova fase da Operação Lava Jato chega ao ex-presidente Lula

1430767707_774340_1430768231_noticia_normal.jpgGil Alessi  – 04 de março de 2016

Além disso, Lula é alvo de um mandado de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor). O filho do ex-presidente, Fábio Luiz da Silva, mais conhecido como Lulinha, também é um dos alvos da investigação da nova etapa da Lava Jato, batizada de Aletheia – referência à entidade mítica grega que tem relação com a ‘busca pela verdade’.

A informação é de Gil Alessi, publicada por El País, 04-03-2016.

O ex-presidente é suspeito de ter recebido vantagens indevidas de empreiteiras durante e após seu mandato, como a reforma de um sítio frequentado por ele em Atibaia e de um apartamento tríplex no Guarujá.

Os desdobramentos da operação de hoje devem ser catastróficos para o Governo e para Lula, que ainda tentava se manter como um candidato viável para disputar a presidência em 2018.

A Aletheia acontece menos de 24h depois do Planalto ter sido abalado pela informação não oficial de que o senador Delcídio do Amaral, que havia sido preso pela Lava Jato, implicava Dilma e Lula em sua delação premiada.

No total, a Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Desde o final de semana já havia a expectativa por parte de setores do PT de que o ex-presidente seria a bola da vez da força-tarefa que investiga corrupção na Petrobras. Na festa de aniversário de 36 do PT, realizada no sábado, Lula chegou a dizer que sabia que teria seus sigilos fiscais e telefônicos quebrados em breve.

Gil Alessi

Fonte:  http://www.ihu.unisinos.br/noticias/552232-nova-fase-da-operacao-lava-jato-chega-ao-ex-presidente-lula

 

2 comments to Nova fase da Operação Lava Jato chega ao ex-presidente Lula

  • Almir Simões

    ALETEIA OU MENTIRA?

    Combate à corrupção ou perseguição política ? Por que 200 policiais, 6 helicópteros, condução coercitiva às 6 horas da manhã, quando precisava um simples oficio ? Espetáculo para os teleguiados da mídia e amantes do monólogo… produção de material para uma campanha pre-eleitoral sórdida e antecipada… verdadeira palhaçada para os cidadãos críticos e conscientes deste país. Onde as provas da corrupção? De concreto nas mãos dos Delegados uma Delação premiada cuja autenticidade foi negada de véspera pelo próprio autor, fezes de um vazamento seletivo publicado numa Revista Golpista. O tiro saiu pela culatra. Acordou a militância… deixou Dilma mais precavida, irritou o povo brasileiro e agigantou a imagem de Lula que queriam destruir. O golpismo continua em marcha… Na minha ótica menos parecido com 64 e muito mais semelhante com o clima que levou Getúlio ao suicídio em 1954. Atenção, Sr. ministro Aldo Rebello. A presidente Dilma com a Constituição nas mãos tem como barrar atentados à democracia.
    A primeira crítica contundente do Supremo Tribunal Federal à ação do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula foi do ministro Marco Aurélio Mello; “Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirmou; “Precisamos colocar os pingos nos ‘is'”, continua; Mello criticou o argumento de Moro, de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula; “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”, e ensinou: “Não se avança atropelando regras básicas”

  • Mario Nunes

    Segundo o Sociólogo José de Souza Martins, de 77 anos, que na revista Veja do dia 03/02/2016, que a Igreja Católica ajudou a fundar o PT para combater o Comunismo e a Ditadura, tudo em favor da justiça. Agora, eu me pergunto: por que a Igreja Católica não toma uma decisão em defender o seu povo da corrupção no Brasil, que o governo do PT criou ?
    Se é verdadeiro este amor aos pobres e excluídos de que a Igreja sempre fala, então como prova de amor incondicional, portanto, convido os os Bispos, padres, freiras,leigos comprometido e outras denominações, para participar no dia 13/03/2016 por um “Brasil Novo”, sem corrupção e mais justiça. Vamos juntos. Coragem, Deus espera este ato de amor.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>