DIA DO PADRE

3

Pela voz e pelas mãos do padre, Cristo se faz presente no pão que se converte no Seu Corpo e no vinho que se converte no Seu Sangue

Cerca de 70 padres e religiosos participaram esta manhã, na Casa de Retiros, em Passo Fundo, do encontro em celebração ao Dia do Padre, comemorado no dia 04 de agosto

O momento marcou a primeira reunião do clero da Arquidiocese de Passo Fundo com dom Paulo De Conto, administrador apostólico, informou a ZENIT a arquidiocese.

Brasília, 03 de Agosto de 2015 (ZENIT.org)

A razão de celebrar o dia do padre neste dia deve-se à comemoração litúrgica de São João Maria Vianney, considerado padroeiro dos padres. O Santo Cura D’Ars, como também ficou des no caminho da formação presbiteral, em virtude de suas dificuldades em relação aos estudos. Como padre, destacou-se pela obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo. Tornou-se num dos mais famosos confessores da Igreja Católica.

Durante a manhã, os participantes foram motivados por dom Paulo a refletirem o atual contexto da arquidiocese, identificando aquilo que está bom, o que precisa ser melhorado e algumas propostas de ação para o futuro.

Já na Missa, o administrador apostólico celebrou ao lado dos arcebispos eméritos dom Antonio Carlos Altieri e dom Pedro Ercílio Simon e do bispo emérito, dom Urbano Allgayer. Na celebração, dom Paulo afirmou que o padre é o rosto de Deus, a voz e as mãos de Cristo. “Para o padre ser o rosto de Deus, a voz, os pés, as mãos e o coração de Cristo, o povo de Deus tem que assumir, ajudar, apoiar, rezar, defender, perdoar e promover a vida do sacerdote. Nas mãos da comunidade está o sucesso de todo e qualquer presbítero. Por sua vez, o padre tem a tarefa de fazer com que o seu povo seja também expressão de Deus, para que todos vivam na paz, perdão, solidariedade e caridade”, concluiu o bispo.

O encontro, de celebração e partilha do trabalho e missão de cada padre, foi concluído com um almoço de confraternização.

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>