Surge uma nova rede social para os católicos brasileiros e de língua portuguesa: a “areacatolica”

O lançamento oficial será uma grande celebração com o Cardeal Dom Orani João Tempesta rezando o Regina Coeli junto com vários jovens no Cristo Redentor neste sábado, dia 2, às 12h.

Por Thácio Siqueira

BRASíLIA, 29 de Abril de 2015 (Zenit.org) – Ganhador em primeiro lugar no prêmio Top Blog 2013/2014, na categoria de religião, o blog O Catequista, criado pelo carioca Alexandre Varela, agora chega com uma iniciativa nova: uma rede social destinada a todos os católicos brasileiros e de língua portuguesa, a Areacatolica.

O projeto, que será lançado oficialmente pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, no próximo dia 2 de Maio, no Cristo Redentor, tem como objetivo tornar-se o “maior projeto católico da internet”, como relata Alexandre.

Oficialmente já conta com o apoio da agência de notícias ZENIT e do Cardeal Dom Orani João Tempesta que apadrinhou o projeto e “imediatamente enxergou o imenso potencial de comunicação que uma ferramenta destas traz e embarcou no projeto, junto com a Arquidiocese do Rio”

A AreaCatolica, há poucas horas de estar no ar, já conta com quase 2 mil perfis – antes mesmo do seu lançamento oficial do sábado –  e está destinada “a todo o nosso povo católico e também aos não católicos que tenham respeito pela nossa Igreja, pela nossa Doutrina e queiram conhecer mais sobre o nosso povo”.

Para criar o próprio perfil o endereço é areacatolica.com. Acompanhe abaixo a entrevista que Alexandre Varela concedeu hoje a ZENIT.

***

ZENIT: Alexandre, como surgiu a ideia do “areacatólica”?

Alexandre Varela: A ideia de uma rede social católica é um pensamento que já vem amadurecendo há uns dois anos. Queríamos ter uma maneira de conseguir reunir os católicos e potencializar conexões e ações conjuntas. Queríamos “virtualizar” aquele ambiente fantástico da Praia de Copacabana durante a JMJ Rio 2013. A AreaCatolica é uma filial da Praia Fidei!

E essa é uma grande oportunidade para botar em prática o pedido do Papa Francisco durante a Missa de Envio da Jornada: “Sejam Revolucionários!”. Uma rede social que congregue os católicos potencializa isso: uma grande revolução no jeito católico de se expressar na internet. Acho que, com este projeto, rompemos uma grande fronteira e fincamos nossa bandeira também nesses novos ambientes.

ZENIT: Como você definiria o “areacatólica”? Uma rede social?

Alexandre Varela:  É uma rede social, com tudo que todas as outras têm, mas com um grande diferencial: ela oferece conteúdo relevante e verdadeiramente católico e permite criar novas conexões entre católicos, o que certamente cria um enorme potencial para ações conjuntas e missionárias, além de permitir uma liberdade de expressão muito maior, livre do patrulhamento políticamente correto.

Não temos a pretensão de concorrer com o Facebook, ao contrário, somos complementares! Tanto que você consegue entrar na rede com o usuário do Facebook e consegue convidar seus amigos de lá. Enquanto eles são uma rede social aberta, a AreaCatolica é onde realmente estão os seus iguais. O Facebook é como andar na rua e, de vez em quando, cruzar com alguém que torce pro mesmo time que você. É legal, mas não se compara a sensação de ir a um estádio lotado e cantar junto com a sua torcida. A AreaCatolica é esse estádio lotado!

ZENIT: Então é um espaço de maior liberdade para os católicos se expressarem? Como assim?

Alexandre Varela:  Hoje qualquer comentário ou post em redes sociais é passível de “denúncia” e isso é muito bom. O problema é que nos últimos tempos as pessoas têm sido punidas apenas por manifestar pensamentos diferentes do politicamente correto. E os católicos, sempre, sofrem muito com isso. Na AreaCatolica, vamos obviamente ficar de olho nos abusos, mas respeitaremos todas as opiniões e não haverá patrulhamento ideológico. Lá, você vai ser livre pra ser católico!

ZENIT: Ouvi dizer que o Cardeal Dom Orani apoia o projeto. O que ele fala desse projeto?

Alexandre Varela: Dom Orani apadrinhou o projeto e está nos apoiando de uma maneira incrível! É um cardeal aberto à novidades e tem um carinho muito grande pela juventude, que são os maiores usuários de redes sociais hoje. Quando apresentamos a AreaCatolica, ele imediatamente enxergou o imenso potencial de comunicação que uma ferramenta destas traz e embarcou no projeto, junto com a Arquidiocese do Rio.

ZENIT: A quem está destinado?

Alexandre Varela: A todo o nosso povo católico e também aos não católicos que tenham respeito pela nossa Igreja, pela nossa Doutrina e queiram conhecer mais sobre o nosso povo.

Claro que os jovens são sempre os maiores interessados nas redes sociais e vão com certeza achar um ambiente extremamente interessante e, garanto, muito mais sadio do que em qualquer outra rede social. Acho que todas as famílias deveriam incentivar seus jovens a estarem na AreaCatolica!

ZENIT: Quando será o lançamento oficial e como?

Alexandre Varela: O lançamento oficial será uma grande celebração com o Cardeal Dom Orani João Tempesta rezando o Regina Coeli junto com vários jovens no Cristo Redentor neste sábado, dia 2, às 12h. Quem estiver no Rio de Janeiro já está convidado para celebrar conosco esse grande marco na Cultura do Encontro!

 

 

Tácito Siqueira

FONTE: http://www.zenit.org/pt/articles/surge-uma-nova-rede-social-para-os-catolicos-brasileiros-e-de-lingua-portuguesa-a-areacatolica

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>