Os segredos e o poder das novas seitas da Igreja Católica Romana

ArmadadoPapaGordon Urquhart, A Armada do Papa
Elaboração: Joarez Virgolino Aires

Quem é Gordon Urquhart: Nascido em Manchester em 1949, estudou literatura na Universidade de Warwick. “A Armada do Papa”, de Gordon Urquhart , editado pela Record, edição de 2002, com tradução de Irineu Guimarães, no formato de brochura, o livro contem 530 páginas. O autor publicou também “The Vatican and Family Politics”.

Ex-integrante do Folcolare, liderou a seção jovem do movimento na Grã-Bretanha e editou publicações do grupo até romper com a organização, em 1976.

O Folcolare foi criado na cidade de Trento, no norte da Itália, em 1943, e é comandado diretamente do centro do movimento em Roma.

O Folcolare professa obediência à hierarquia e ocasionalmente pode até prestar à diocese algum serviço simbólico, como, por exemplo, participar de um grupo de trabalho com os jovens.

O Neocatecumenato foi fundado na cidade de Palomeras Altas, nos arredores de Madri, em 1964, por um artista espanhol, Kiko Arguello, que mais tarde juntou-se a Carmen Hernandez, uma ex-freira.

Dizem que os fundadores do Neocatecumenato, Kiko Arguello e Carmen Hernandez, sentem-se perfeitamente “em casa” quando se encontram nos aposentos papais: consta que tomam o café da manhã com o Papa, almoçam com ele e têm livre trânsito por todos os cômodos do palácio.

Em 1993, Dom Luiz Alberto Luna Tobar, bispo de Cuenca, no Equador, fez as seguintes observações sobre o Neocatecumenato: Os neocatecúmenos não mantêm nenhum elo doutrinal com a cultura, com o nosso próprio tempo ou com as vozes do nosso tempo. A “gloriosa cruz” e o “Servo de Javé” não são sinais ou expressões de esperança, mas de tortura. O espaço que dão ao mal e ao demônio vai muito além da sã doutrina e se assemelha ao medo infantil e a uma ab-rogação da responsabilidade. A palavra justiça não é ouvida nunca entre os neocatecúmenos. A fé está mais perto do karma do que da graça.

Comunhão e Libertação (CL) apareceu na Itália no início dos anos 70, como uma violenta reação dos estudantes conservadores às desordens estudantis dos anos 60, sob a liderança de um padre milanês baixinho, Dom Giussani. Durante os últimos vinte anos, os seguidores do movimento de maior prestígio na Itália, a CL, receberam os apelidos mais estranhos, como “lacaios de Wojtyla”, “monges de Wojtyla”, “Samurais de Cristo” e “Stalinistas de Deus”. Razão desses apelidos: as atividades agressivas desses militantes em defesa da promoção das crenças e valores católicos tradicionais, bem como sua devoção total ao Papa.

Porque o Papa prefere estes movimentos às velhas Congregações ou Ordens religiosas? Eis como o justifica Gordon: o problema é que o Vaticano aceita os movimentos pelo valor de face que eles apresentam; o Vaticano acredita na publicidade deles. “O Papa visita um país e os movimentos estão lá, desfraldando bandeirinhas e gritando, enquanto, do outro lado, as ordens religiosas provavelmente estão escrevendo cartas de protesto!”.

7 comentários para Os segredos e o poder das novas seitas da Igreja Católica Romana

  • Junior

    Poderíamos também citar outras “seitas” católicas como a Renovação Carismática, cuja pregação é exclusivamente espiritualista, levando seus adeptos a tirarem os pés do chão da realidade e se concentrarem apenas nas nuvens do porvir, enfatizando adorações e cultos marcados por um sentimentalismo típico de igrejas neopentecostais, invocando curas, milagres e exorcismos a toda hora, remetendo-nos a épocas medievais do catolicismo. Isso, sem falar na ênfase da “perfeição” pessoal centrada em negações de si e da própria vida, tudo temperado com a temerária e constante pregação do “diabo” (o seu deus do mal) que parece ter mais poder que o próprio Deus. É uma aberração horrível essas pregações! E o que falar da Opus Dei? Aplicando métodos de aliciamento baseados em uma espécie de lavagem cerebral, defendem a mortificação corporal (agredir-se como forma de libertar o espírito das “mazelas” do corpo”) e possuem o status único de prelazia especial do papa, estando isenta de críticas até mesmo de bispos e padres dos lugares em que acha. Possui uma estrutura e organização altamente condenáveis e, mesmo assim, gozam cada vez mais de uma crescente credibilidade no clero conservador. Deus nos livre e guarde!

  • João Tavares

    Junior,
    Estou gostando de seus comentários.
    Podemos trocar ideias?

    João Tavares

  • Benedito Alves

    O homem, é na verdade um grande mistério, somos livres e livres temos a capacidade de pensar, e no amadurecimento da Fé, e também na conquista de alguns anos de vida, fortalecidos na convicção de que buscando conhecimentos, formatamos o nosso espaço para viver melhor e feliz, buscando aquilo que nos é necessario para sobreviver.
    Isto posto Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e é nela que temos que formar a nossa verdadeira identidade, para na decrepitude da vida, sentir que combatemos o bom combate e guardamos a fé sem acepção de pessoas que correm e buscam seus interesses na maioria das vezes onde está o poder, e o unico poder vemd e Deus e nos dá para cumprir com dignidade a nossa missão no exilio terrestre.

  • john keitch

    O autor infelizmente nao conhece o Neocatecumenato e menos ainda o Folcolare, pois os “fundadores” citatos não correspondem com os verdadeiros fundadores. Além do mais esta balela de dizer que o Papa prefere os movimentos do que as ordem não passa de “dor de cotovelo”. Gostaria que o autor estudasse mais a definição de “Seita” que difere muito de “movimentos”, e um movimento por mais que ele seja organizado NUNCA chegara a ser uma ordem religiosa

  • Rabelo

    Tomando como base a definição cristã de seita temos: um grupo religioso que nega um ou mais dos fundamentos da verdade Bíblica, ou seja, afirmam ser cristãos, mas negam verdades essenciais do cristianismo bíblico.
    Dessa forma a própria Igreja Católica pode ser considerada uma seita por ter colocado ao longo dos séculos tantas coisas contrárias a Bíblia. Um exemplo disso é a salvação pelas obras, quando a bíblia deixa bem claro em várias passagens que é somente pela graça através da fé (Ef. 2:8-9/Rm 3:16-17,37/ e muitos outros). Sem falar no monte de tradições colocadas como bíblica, que nunca são citadas pela bíblia. Para completar, a adoração (que podem dizer que não é adoração, mas é) aos santos e às imagens (que é condenado até mesmo nos 10 mandamentos (Ex 20:4-5). Então, meus caros amigos, NÂO sao somente os novos segmentos do catolicismo que são seitas, os tradicionais já deixou de ser uma religião com base na bíblia há tempos. Quer mais esclarecimentos ou debater amigavelmente o assunto, envie um e-mail para jr_rabelo2009@hotmail.com.

  • Janaína Mendes

    Infelizmente, o que manisfesta esse artigo não condiz com a verdade. Participo do Neocatecumenato há 8 anos e o q foi esboçado, de forma rude, nem de longe se assemelha ao que realmente se vive em nossas comunidades. Tenho presenciado toda a graça que o Senhor tem derramado na vida de muitos irmãos e posso dar muito maior testemunho de como Deus vem me resgatando.

    A paz de Cristo.

  • giba

    Sr. ou Sra anônimo(a).
    Não inserimos em nosso site comentários anônimos.
    Respeitamos suas idéias, mas não concordamos com elas.
    Giba

Deixe uma resposta

 

 

 

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>