Chile. “Não vão nos roubar a esperança”. Comunidades e organizações católicas em apoio a Gabriel Boric

 

 

Gabriel Boric

Comunidades e Organizações Católicas do Chile – 04 Dezembro 2021

Foto: O candidato Gabriel Boric /DAQUI

 Queridos irmãos e irmãs, diante do momento histórico e crucial que estamos vivendo como povo do Chile e inspirados pelo Espíritode Jesus, queremos compartilhar essa Declaração, já com o apoio de mais de 400 pessoas e diferentes organizações e comunidades da Igreja.

Acolhendo a opção de Jesus e seu horizonte de libertação é que decidimos publicamente levantar a voz e apoiar um projeto social e político liderado pela candidatura de GabrielBoric. Junte-se a esse apoio! (#NoNosRobaránLaEsperanza)

A declaração intitulada Não vão nos roubar a esperança é assinada por Comunidades e Organizações Católicas do Chile, publicada por ReligiónDigital, 02-12-2021. A tradução é do Cepat.

 

Eis a declaração.

Como membros de diversas comunidades católicas, em todo o nosso país, nos organizamos para manifestar nosso desejo de Unidade e Paz que é fruto da Verdade e a Justiça. O que nos move, e mais ainda nesse início do tempo do Advento, é a esperança.

A esperança em um país de irmãos e irmãs, a esperança na possibilidade de gerar uma sociedade cada vez mais inclusiva, dialogal, compassiva e repleta de bondade, que se verifique em um sistema tributário mais equitativo e que diminua tantos privilégios dos mais ricos e poderosos de nosso país.

Por esse motivo, junto ao Papa Francisco e junto a muitas testemunhas da Igreja de base, queremos dizer hoje: Não vão nos roubar a esperança!

Sabemos que os valores e princípios éticos que nos movem não se transformam facilmente em estruturas sociopolíticas, nem em programas de governo. O Evangelho de Jesus e o espírito das Bemaventuranças  (Mt 5112) apontam para um horizonte que mobiliza nossa vida ética, nossas ações e espiritualidade. Nesse sentido, é um caminho que se constrói entre todos e todas, a partir do pequeno e cotidiano.

Além disso, a opção do Deus de Jesus ao ter se encarnado no meio do povo, leva-nos a uma palavra e, sobretudo, a uma ação concreta em favor do compromisso com os e as empobrecidos(as), lutando pela justiça e dignidade, em defesa dos direitoshumanos, a vida digna e o cuidado da casa comum.

Não é possível ficar calado neste momento que atravessamos como país. Não é possível olhar a realidade da janela da neutralidade. Por isso, queremos publicamente manifestar nossa adesão ao projeto coletivodialogalabertofeministaecológico e territorial expresso na candidatura de Gabriel Boric.

Sentimos dor pela pretensão de que a designação de cristão seja apropriada por um programa e uma candidatura que, segundo o que entendemos, distancia-se muito do projeto do Reino anunciado por Jesus de Nazaré. Isso nos move, ainda com mais força, a levantar uma palavra profética e de esperança.

Chile, seu povo, suas famílias e suas crianças merecem mais. Merecem amor e não ódio, merecem dignidade humana e não concorrência neoliberal, merecem respeito aos direitos humanos e não negacionismo, merecem um meio ambiente livre de poluição e não a exploração da natureza e suas espécies, merecem inclusão e respeito à diversidade e não discriminação. Em definitivo, merecem beleza, festa e alegria.

Contra o medo e em favor da obstinada esperança, por um Chile multicolorido e polifônico, onde todos e todas possam dizer “aí eu caibo”, apoiamos o projeto coletivo de Gabriel Boric e o convidamos a se somar nesse processo, que conta conosco.

 

Comunidades e Organizações Católicas do Chile

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/615036-chile-nao-vao-nos-roubar-a-esperanca-comunidades-e-organizacoes-catolicas-em-apoio-a-gabriel-boric

 

Leia mais:

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>